Ir para o caminho de navegação, saltando as ferramentas do sítio e o selector de línguas

O teu primeiro emprego EURES

O que é?

O EURES é um programa de mobilidade laboral destinado a ajudar os jovens europeus a encontrarem um emprego ou um estágio ou a passarem um período como aprendizes noutro país da UE.

O programa insere-se nas iniciativas Juventude em Movimento e Oportunidades para a Juventude e poderá ser integrado nos programas nacionais Garantia para a Juventude, que preveem uma cooperação com outros países da UE.

O objetivo para 2015 da iniciativa «O teu primeiro emprego EURES» é ajudar cerca de 5000 pessoas a encontrar trabalho noutro país UE. Atenção: só um número limitado de serviços de emprego participa nesta iniciativa.

«O teu primeiro emprego EURES» procura testar novas formas de prestação de serviços personalizados aos jovens e às empresas no domínio da mobilidade profissional. Para o efeito conta com o apoio dos serviços nacionais de emprego (informações, recrutamento, adequação da oferta e da procura, colocação e financiamento), que ajudam quer os jovens à procura de emprego quer as empresas interessadas em recrutar pessoas oriundas de outros países da UE. A concessão de financiamento está sujeita às condições e procedimentos estabelecidos por esses serviços.

O relatório de avaliação da iniciativa «O teu primeiro emprego EURES» faz o balanço dos resultados obtidos durante os dois primeiros anos da iniciativa e dos principais desafios para o futuro.

Quem pode beneficiar de ajuda?

  • os cidadãos europeus que tenham entre 18 e 30 anos e que residam num país da UE
  • os empregadores que estejam legalmente estabelecidos num país da UE e ofereçam contratos, no mínimo, de seis meses, assim como salários e condições em conformidade com a legislação laboral do país em que se encontram

Que tipos de ajuda existem?

Para os jovens

O programa financia cursos de línguas e outros tipos de formação. Cobre também as despesas de deslocação necessárias para os jovens candidatos a emprego ou a uma formação em contexto de trabalho poderem comparecer a entrevistas e instalar-se noutro país da UE caso sejam recrutados.

Este programa a favor da mobilidade prevê novas medidas de apoio para os jovens, que são descritas no guia «O teu primeiro emprego EURES».

Para os empregadores

As empresas com 250 trabalhadores, no máximo, podem candidatar-se a um apoio financeiro que cubra parte das despesas de formação e de instalação dos novos trabalhadores e períodos de aprendizagem.

Como participar?

O guia «O teu primeiro emprego EURES» indica as regras e condições de participação.

Estão disponíveis mais abaixo as ligações para:

  • os serviços de emprego que propõem este programa
  • os pontos de informação nos países da UE participantes

Para mais informações, pode também consultar a lista de serviços de emprego e pontos de informação dos países parceiros a nível da UE.

Se o seu país ainda não tiver um serviço desse tipo, pode contactar qualquer uma das organizações a seguir mencionadas.

Serviços de emprego «O teu primeiro emprego EURES»

    Partilhar

  • Partilhar no Twitter Partilhar no Facebook Partilhar no Google+