Declaração de exoneração de responsabilidade

A Comissão Europeia criou este sítio para facilitar o acesso do público à informação sobre as suas iniciativas e as políticas da União Europeia em geral. Temos como objetivo manter esta informação atualizada e exata. Caso nos sejam assinalados erros, procuraremos corrigi-los. No entanto, a Comissão Europeia não assume qualquer responsabilidade relativamente às informações contidas no sítio.

Estas informações:

  • são de caráter geral, não se destinando a dar resposta a uma situação específica de um determinado indivíduo ou entidade
  • não são necessariamente exaustivas, completas, exatas ou atualizadas
  • remetem, por vezes, para sítios externos sobre os quais os serviços da Comissão não têm qualquer controlo e pelos quais a Comissão não assume qualquer responsabilidade
  • não constituem aconselhamento profissional ou jurídico (se precisar deste tipo de aconselhamento, procure alguém devidamente qualificado)

Tenha em conta que não é possível garantir que um documento disponível em linha reproduz exatamente um texto adotado oficialmente. Apenas o Jornal Oficial da União Europeia (em edição impressa ou, desde , em edição eletrónica disponível no sítio EUR-Lex) faz fé e produz efeitos jurídicos.

Procuramos reduzir ao mínimo os inconvenientes causados por erros técnicos. Contudo, determinados dados ou informações constantes do nosso sítio podem ter sido criados ou estruturados em ficheiros ou formatos com erros, pelo que não podemos garantir um serviço sem interrupções ou perturbações. A Comissão não assume qualquer responsabilidade por problemas desse tipo que surjam durante a consulta deste sítio ou de quaisquer outros sítios externos para que remetam ligações que figurem neste sítio.

A presente declaração de exoneração de responsabilidade não tem por objetivo limitar a responsabilidade da Comissão Europeia de uma forma que contrarie o disposto na legislação nacional aplicável, nem excluir a sua responsabilidade nos casos em que tal não é permitido por essa legislação.

Política de privacidade

Política de privacidade

Política de proteção de dados, regulamentação da UE sobre proteção de dados, serviços em linha da Comissão Europeia.

(c) União Europeia, 1995-2018

A reutilização é autorizada mediante indicação da fonte. A política da Comissão Europeia em matéria de reutilização é estabelecida na Decisão 2011/833/UE relativa à reutilização dos documentos da Comissão [PDF, 728 kB].

O princípio geral de reutilização poderá estar sujeito a condições estabelecidas em declarações específicas sobre direitos de autor. Recomenda-se, por isso, aos utilizadores que tenham em conta as declarações sobre direitos de autor que figuram nos diferentes sítios Web do Portal Europa e em documentos específicos. O princípio da reutilização não se aplica a documentos que sejam objeto de direitos de propriedade intelectual de terceiros.