Declaração de exoneração de responsabilidade

A Comissão Europeia criou este sítio Web para facilitar o acesso do público a informações sobre as suas iniciativas e as políticas da União Europeia em geral. O nosso objetivo consiste em manter estas informações atualizadas e exatas. Caso nos sejam assinalados erros, procuraremos corrigi-los. No entanto, a Comissão Europeia não assume qualquer responsabilidade relativamente às informações contidas neste sítio.

Estas informações:

  • são de caráter geral, não se destinando a dar resposta a uma situação específica de um determinado indivíduo ou entidade
  • não são necessariamente exaustivas, completas, exatas ou atualizadas
  • contêm, por vezes, ligações para sítios externos sobre os quais a Comissão não tem qualquer controlo e pelos quais não assume qualquer responsabilidade
  • não constituem aconselhamento profissional ou jurídico (se precisar deste tipo de aconselhamento, procure alguém devidamente qualificado).

Tenha em conta que não é possível garantir que um documento disponível em linha reproduz exatamente um texto adotado oficialmente. Apenas o Jornal Oficial da União Europeia (em edição impressa ou, desde , em edição eletrónica disponível no sítio EUR-Lex) faz fé e produz efeitos jurídicos.

Procuramos reduzir ao mínimo os inconvenientes causados por erros técnicos. Contudo, algumas informações ou dados que figuram no nosso sítio podem ter sido criados ou estruturados em ficheiros ou formatos com erros, pelo que não podemos garantir um serviço sem interrupções ou perturbações. A Comissão não assume qualquer responsabilidade por problemas deste tipo que surjam durante a consulta deste sítio ou de quaisquer outros sítios externos para que remetam as ligações que figurem neste sítio.

A presente declaração de exoneração de responsabilidade não tem por objetivo limitar a responsabilidade da Comissão Europeia de uma forma que contrarie o disposto na legislação nacional aplicável, nem excluir a sua responsabilidade nos casos em que tal não é permitido por essa legislação.

 

Exoneração de responsabilidade em matéria de ligações externas

Os sítios Web da Comissão Europeia no domínio europa.eu podem conter «ligações externas» para sítios Web em domínios diferentes do europa.eu, que podem não ser propriedade nem financiados pela Comissão Europeia, sobre os quais os serviços da Comissão não têm qualquer controlo e pelos quais a Comissão não assume qualquer responsabilidade.

Quando os visitantes dos sítios Web da Comissão Europeia optam por seguir uma ligação para um sítio externo, saem do domínio oficial da Comissão Europeia e estão sujeitos às políticas jurídicas, de cookies e de privacidade do sítio Web externo.

A conformidade com os requisitos aplicáveis em matéria de proteção de dados e de acessibilidade dos sítios Web externos para os quais os sítios Web da Comissão no domínio europa.eu têm ligação não está sob o controlo da Comissão Europeia e é da responsabilidade explícita do sítio Web externo.

Exoneração de responsabilidade em matéria de aprovação

Todas as referências de ligações a recursos externos, serviços em linha ou sítios Web específicos a partir dos sítios Web da Comissão Europeia têm por objetivo melhorar a informação disponível nos sítios Web da Comissão Europeia e indicar esses sítios Web externos aos visitantes.

Tais referências não constituem uma aprovação, por parte da Comissão Europeia, do recurso externo, do serviço em linha, do sítio Web específico, das informações contidas na referência, nem apoio às organizações detentoras dos sítios Web externos.

Política de privacidade

A União Europeia está empenhada em proteger a vida privada dos utilizadores. A política de privacidade diz respeito a todos os sítios Web da União Europeia do domínio europa.eu.

Política de confidencialidade

 © União Europeia, 1995-2021

A política de reutilização da Comissão Europeia é estabelecida na Decisão da Comissão, de 12 de dezembro de 2011, relativa à reutilização de documentos da Comissão.

Salvo indicação em contrário (por exemplo, em declarações de direitos de autor individuais), os conteúdos deste sítio que são propriedade da UE estão licenciados ao abrigo da licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Isto significa que a reutilização é autorizada mediante indicação adequada da fonte e de qualquer eventual alteração.

Se um conteúdo específico representar pessoas singulares identificáveis ou incluir obras de terceiros, é possível que tenha de obter direitos adicionais. Para utilizar ou reproduzir conteúdos que não sejam propriedade da UE, pode ter de pedir autorização diretamente aos titulares dos direitos. O software ou documentos abrangidos por direitos de propriedade industrial, tais como patentes, marcas, desenhos ou modelos registados, logótipos ou nomes, estão excluídos da política de reutilização da Comissão, pelo que a sua utilização não é autorizada.