Digitalização no âmbito da coordenação da segurança social
As regras da UE em matéria de coordenação da segurança social instam os Estados-Membros a utilizarem tecnologias digitais para o intercâmbio, o acesso e o tratamento dos dados necessários à aplicação dessas regras, bem como a oferecerem serviços de fácil utilização aos cidadãos que exercem o seu direito à livre circulação em toda a Europa.
O Intercâmbio Eletrónico de Informações de Segurança Social (EESSI) é um sistema informático que ajuda as instituições de segurança social a trocar informações relevantes em toda a Europa. Graças a este sistema, as instituições nacionais podem processar os pedidos de prestações de segurança social dos cidadãos (tais como prestações de desemprego, reembolso de despesas de cuidados de saúde, prestações familiares e pensões de velhice) de forma mais rápida e eficiente.
Foi igualmente lançado um projeto-piloto para explorar a viabilidade de um Passaporte Europeu de Segurança Social destinado a simplificar as interações dos cidadãos com as instituições de segurança social, os prestadores de cuidados de saúde e as inspeções do trabalho.
Estas ações inserem-se nos objetivos da Década Digital da Europa que define os objetivos e as medidas para favorecer a transformação digital das administrações públicas, alcançar a interoperabilidade transfronteiras e facilitar a interação com os cidadãos.