Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão

Juntos pelos direitos: a estratégia para as pessoas com deficiência

Bem-vindo à campanha Juntos pelos direitos da Comissão Europeia, que visa promover os direitos das pessoas com deficiência na Europa e não só.

87 milhões
de pessoas na UE têm uma deficiência
Mais de 50 %
sentem-se discriminadas
50.8%
têm emprego
40.9%
não conseguem pagar despesas inesperadas
Mais de 1 milhão
com menos de 65 anos vivem em instituições.

Apesar dos progressos realizados em muitos domínios, as pessoas com deficiência continuam a enfrentar obstáculos consideráveis no acesso aos cuidados de saúde, à educação, ao emprego, às atividades de lazer e à participação na vida política.

Este problema não afeta apenas as pessoas com deficiência ou os grupos de defesa, mas também a sociedade como um todo.

A campanha Juntos pelos direitos empenha-se em assegurar que todas as pessoas possam desfrutar dos seus direitos e viver em igualdade numa verdadeira União da Igualdade.

O nosso objetivo é mostrar às pessoas com deficiência, à sua rede de apoio e aos cidadãos em geral o que a UE está a fazer para garantir que as pessoas com deficiência possam exercer efetivamente os seus direitos.

Estratégia decenal da UE para os Direitos das Pessoas com Deficiência

Três crianças felizes a brincar juntas. Uma tem síndrome de Down. Texto: juntos pelos direitos, #EUDisabilityRights, #UnionOfEquality.

A estratégia decenal da Comissão Europeia visa introduzir mudanças positivas na vida das pessoas com deficiência na UE e não só. Todas as pessoas devem viver uma vida sem descriminação e poder usufruir dos seus direitos numa União da Igualdade.  Devem ainda ser capazes de obter uma boa educação, arranjar emprego, viajar e fazer escolhas sem obstáculos. Esta estratégia prevê ações concretas para que as pessoas com deficiência possam gozar plenamente dos seus direitos e ter as mesmas oportunidades de vida que qualquer outro cidadão. Saber mais.

Participe

Acreditamos que as pessoas com deficiência têm o direito de fazer as suas próprias escolhas em relação à sua vida. É por isso que esta campanha foi criada em colaboração com as pessoas com deficiência e os seus apoiantes.

Incentivamos todos a participar e a subscrever a nossa lista de correio para receber as últimas atualizações da campanha e materiais que poderá adaptar para uso próprio.

Cada voz importa, cada clique conta.

Junte-se à nossa comunidade, torne-se um apoiante.

Conheça os nossos defensores

Os nossos defensores são embaixadores da campanha, promovendo-a em toda a Europa. São influenciadores e pessoas com deficiência com a sua própria visão dos obstáculos que enfrentam e sobre o que precisa de ser feito para garantir que possam aproveitar todas as oportunidades que lhes são oferecidas.

Conheça os defensores.

Meios de comunicação

Quer contar a nossa história? Promover a campanha ou apenas obter mais informações? Pode aceder ao material e ao conjunto de ferramentas para os meios de comunicação na secção «Meios de comunicação».

Nenhumas notícias nos últimos seis meses.

Partilhar esta página