Este sítio foi arquivado em 18/07/2014
18/07/2014

Percurso de navegação

Indústria e empreendedorismo

Observação da Terra

Programa Copernicus

Gosta de andar de bicicleta na cidade, mas teme a poluição atmosférica? Não existe nenhuma solução definitiva no imediato, mas uma nova aplicação da União Europeia poderá a ajudá-lo a optar por outros meios de transporte nos dias em que a qualidade do ar é menor. Com efeito, o programa Copernicus, o programa europeu de observação da Terra, permite aceder em tempo real a dados sobre a poluição atmosférica.

O serviço ObsAIRve é apenas uma de várias aplicações que utilizam o fluxo de dados dos satélites do programa Copernicus, que funcionam em paralelo com uma série de importantes infraestruturas terrestres.

A observação avançada da Terra contribuirá para monitorizar e prevenir alterações ambientais perigosas, como a dispersão de gases com efeito de estufa, o empobrecimento da camada de ozono ou a alteração dos níveis de radiação ultravioleta que chegam ao solo. É fundamental estar sensibilizado para estes fenómenos para os poder combater de forma eficaz.

«O programa Copernicus atingiu a maturidade e, em breve, todos os seus serviços entrarão numa fase operacional. Graças a uma maior disponibilidade de dados, a adesão por parte dos utilizadores irá, sem dúvida, aumentar, contribuindo assim para o crescimento de que tão claramente necessitamos».

O Copernicus poderá também dar um contributo significativo para a segurança do planeta e das comunidades humanas, nomeadamente porque permitirá reforçar a qualidade e a rapidez da resposta em situações de emergência e, assim, ajudar a atenuar as consequências das catástrofes naturais ou provocadas pelo Homem.

O Copernicus poderá ainda ser útil na proteção de infraestruturas críticas contra o risco de ataques terroristas e no patrulhamento do mar e das fronteiras marítimas, fornecendo às guardas costeiras informações essenciais ao desempenho das suas funções, cada vez mais complexas

Também os cidadãos poderão tirar partido das oportunidades de negócio que o Copernicus gerará. Graças a este programa, entre 2015 e 2030, deverão ser criados cerca de 38 000 novos postos de trabalho, que representarão cerca de 30 mil milhões de euros.

Os setores que mais beneficiarão com o programa serão certamente a indústria espacial e os serviços de produção e difusão de dados. Todavia, indiretamente, a observação precisa da Terra também deverá ter efeitos positivos numa série de outros setores económicos, nomeadamente, os setores da água, dos transportes, do gás e do petróleo, do seguro não-vida, da agricultura e da energia elétrica.

A Comissão Europeia tem vindo a trabalhar neste projeto desde o final dos anos noventa, altura em que, juntamente com a Agência Espacial Europeia, lançou a iniciativa de Vigilância Global do Ambiente e da Segurança (GMES).

Copernicus é a nova designação do programa de observação da Terra GMES. Esta mudança de nome não é fortuita, coincidindo com um esforço de redinamização do projeto. Da mesma forma que o trabalho do cientista Nicolau Copérnico foi o catalisador de uma melhor compreensão do mundo no século XVI, espera-se que o programa que atualmente tem o seu nome nos ajude a aprofundar o conhecimento do nosso planeta em mutação, permitindo-nos tomar medidas concretas para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

Mais informações English (en)

Última actualização: 18/07/2014 |  Topo