Este sítio foi arquivado em 18/07/2014
18/07/2014

Percurso de navegação

Indústria e empreendedorismo

Turismo

Assegurar que a Europa continua a ser um importante destino turístico

Viajar contribui para o bem-estar, e o número de pessoas que tem essa possibilidade devia aumentar. Para além de ser um elemento essencial para avaliar a qualidade de vida, o turismo é também fundamental para estimular a economia.

A Comissão Europeia pretende reforçar o setor e repartir mais uniformemente ao longo do ano as atividades turísticas. Para atingir este objetivo, é indispensável melhorar e diversificar a oferta. Apoiamos a criação de novos modelos comerciais sustentáveis, nomeadamente produtos turísticos transnacionais baseados em itinerários culturais e históricos, os destinos europeus de excelência (EDEN), o agroturismo e o turismo termal. Promovemos igualmente a inovação em subsetores tradicionais, como o turismo balnear, que é, de longe, o preferido dos europeus, mas que é também extremante sazonal.

Para atrair as pessoas que normalmnete viajam menos, a Comissão lançou a iniciativa Calypso. Esta iniciativa tem como objetivo garantir que todos podem fazer turismo, encorajando e facilitando os intercâmbios turísticos internacionais na estação baixa para os jovens, as pessoas com deficiência, as famílias de baixos rendimentos e os idosos. Trata-se, simultaneamente, de uma questão de igualdade e de rentabilidade. O potencial do setor do turismo por explorar é enorme. Estima-se que a indústria do turismo europeia perde 160 mil milhões de euros por ano devido à reduzida acessibilidade dos seus serviços. Esta lacuna pode ser suprida com pequenos investimentos.

«O turismo é o terceiro setor mais importante da Europa em termos de volume de negócios e emprega direta e indiretamente 12 % da população ativa total da UE. Devemos preservar esta força e explorar o potencial do setor para criar novos postos de trabalho. Paralelamente, devemos permitir a um maior número de pessoas aceder aos serviços turísticos, que considero um excelente indicador da nossa qualidade de vida».

Uma em cada quatro pessoas que vivem na União Europeia tem atualmente entre 55 e 80 anos de idade. Apenas 41 % viaja, apesar de a maioria dispor dos recursos e do tempo necessário para o fazer. Com a iniciativa em favor do turismo dos idosos, a Comissão espera aumentar o número de pessoas deste grupo etário que viajam e, ao mesmo tempo, incrementar o turismo na época baixa.

Com a nossa estratégia, também pretendemos atrair mais turistas de países fora da UE. A Europa é o primeiro destino turístico do mundo, representando metade do mercado mundial. Atualmente, as chegadas de turistas internacionais elevam-se a 535 milhões, dos quais a UE acolhe 401,2 milhões. Prevê-se, aliás, que este número venha a aumentar significativamente nos próximos anos. Estamos determinados em defender a liderança da Europa a nível mundial.

Mas os desafios a enfrentar são cada vez em maior número. A concorrência de importantes destinos rivais e das economias emergentes é cada vez mais renhida. Em 2012, o número de visitantes internacionais aumentou 2,5 % na UE, contra 6,9 % na região Ásia-Pacífico, 5,4 % em África e 4,6 % na América. A UE está a perder terreno em relação a outras regiões no que diz respeito a atrair novos turistas de países terceiros que não pertencem à UE, nomeadamente das economias emergentes.

Para inverter esta tendência, a primeira coisa a fazer é facilitar a entrada de turistas estrangeiros na UE. Até ao final de 2013, a Comissão tenciona apresentar um código de vistos revisto, destinado a facilitar a obtenção de vistos de curta duração pelos cidadãos dos países emergentes. 

Procedimentos mais claros e simplificados para a obtenção de vistos deverão aumentar significativamente o número de turistas internacionais na UE, estimulando o crescimento económico e os intercâmbios de índole cultural. Ao mesmo tempo, a revisão do referido código não terá qualquer impacto na segurança, que continua a ser a principal prioridade da UE. Os controlos de segurança não mudarão.

Mais informações

Assegurar que a Europa continua a ser um importante destino turístico

Última actualização: 18/07/2014 |  Topo