Este sítio foi arquivado em 18/07/2014
18/07/2014

Percurso de navegação

Indústria e empreendedorismo

Automóveis eficientes

Colocar a Europa na vanguarda da indústria automóvel

Os veículos automóveis foram o fator que desencadeou a revolução industrial no século XX, oferecendo praticamente a toda a população um meio de locomoção rápido e individual. Atualmente, podem ajudar-nos a passar para uma nova fase da era industrial, na qual a mobilidade será ainda mais fácil e menos poluente. A Comissão Europeia esforça-se por atingir este ambicioso objetivo. 

A adaptação do setor aos condicionalismos ambientais faz parte da estratégia global da UE para ajudar os construtores europeus de automóveis a sair da crise. O setor automóvel representa mais de 12 milhões de postos de trabalho diretos e indiretos, sendo uma importante fonte de crescimento económico. A Europa conta com cerca de 180 fábricas de automóveis cujo volume de negócios total se eleva a mais de 700 mil milhões de euros.

No entanto, a crise económica e a saturação do mercado europeu estão a afetar fortemente o setor. A produção e as vendas na Europa têm diminuído constantemente desde 2008, estando na origem do encerramento de fábricas e do despedimento de trabalhadores. Em muitos casos, é graças às vendas para fora da Europa que os construtores automóveis asseguram a sua rentabilidade.

«A procura mundial de automóveis nas próximas décadas deverá aumentar de forma exponencial. É essencial fabricarmos modelos de baixo consumo ou com emissões zero. A estratégia da Comissão Europeia visa melhorar a eficiência dos atuais motores de combustão, que continuarão a ser os mais correntes, pelo menos, durante as duas próximas décadas. Simultaneamente, tem por objetivo preparar o terreno para os veículos do futuro, isto é, veículos com motores que emitam poucas ou nenhumas emissões.»

Para lutar contra esta crise sistémica, que tem consequências numa série de outros setores, nomeadamente nos setores da siderurgia, dos produtos químicos e dos têxteis, a Comissão definiu uma estratégia em três vertentes.

Em primeiro lugar, procuramos renovar a economia europeia, tendo em vista relançar a procura de veículos automóveis na Europa. Um aumento das vendas deverá limitar os encerramentos de fábricas, embora alguns sejam inevitáveis. A Comissão criou vários fundos e processos para ajudar os trabalhadores despedidos a beneficiar de uma reciclagem profissional adequada que lhes permita voltarem a regressar ao mercado de trabalho o mais rapidamente possível.

Em segundo lugar, estamos a incentivar o setor automóvel a produzir veículos menos poluentes, a fim de melhor responder à procura dos consumidores europeus conscientes das questões ambientais e, simultaneamente, reduzir os danos para o nosso planeta.

Não se trata de meras boas intenções. Esperamos que as matrículas de veículos automóveis elétricos aumentem de forma significativa e que a parte dos automóveis «verdes» no mercado automóvel da UE atinja os 7 % até 2020. Para facilitar esta transição, a Comissão investe na investigação sobre veículos limpos. Pelo seu lado, a indústria procura melhorar a eficiência energética dos motores convencionais e criar veículos elétricos acessíveis e fiáveis.

A construção de infraestruturas de recarga de veículos elétricos em zona urbana está em curso, e a Comissão promove a adoção de normas comuns em todos os países da UE.

Por último, estamos empenhados em ajudar os fabricantes europeus de automóveis a penetrar nos mercados estrangeiros, nos quais a procura de automóveis deverá duplicar até 2020. O setor automóvel é um dos temas importantes abordados em todas as negociações comerciais com os nossos parceiros internacionais.

Mais informações

Última actualização: 18/07/2014 |  Topo