breadcrumb.ecName

O Ano Europeu da Juventude proporciona novas abordagens para capacitar os jovens

  • 30 Nov 2022
O Ano Europeu da Juventude 2022 tem sido uma ocasião para homenagear e capacitar os jovens europeus. Ao longo do ano, a política de coesão levou a cabo várias iniciativas e envolveu os jovens num diálogo aberto para mobilizar e apoiar os seus esforços para alcançar uma Europa ecológica e resiliente.
O Ano Europeu da Juventude proporciona novas abordagens para capacitar os jovens

A crise do coronavírus dos últimos anos teve um grave impacto na juventude europeia. Agora, mais do que nunca, a UE precisa de apoiar e encorajar os nossos jovens a tornarem-se cidadãos ativos e empenhados.

A par de um calendário repleto de eventos centrados na juventude, 2022 assistiu a uma série de ações da política de coesão em colaboração com o Parlamento Europeu, os Estados-Membros, as autoridades regionais e locais e os próprios jovens. Estas medidas representam uma visão a longo prazo para uma participação mais inclusiva dos jovens.

«Os jovens podem tornar-se agentes de mudança, empreendedores e inovadores, nas suas comunidades locais», afirma a comissária responsável pela Coesão e Reformas, Elisa Ferreira. «Precisamos da visão, do envolvimento e da participação dos jovens na formação do futuro da UE, não deixando ninguém nem nenhuma região para trás.»

Projetos emblemáticos em toda a UE

A DG REGIO propôs três projetos emblemáticos para o Ano Europeu da Juventude, que em conjunto representam 3 milhões de euros para apoiar os jovens.

Incidindo no Pacto Ecológico Europeu e numa transição justa, o EUTeens4Green irá conceder subsídios para iniciativas climáticas a jovens com idades entre os 15 e os 24 anos. O convite à apresentação de propostas de projetos dirige-se aos jovens que vivem numa das regiões incluídas noFundo para uma Transição Justa (FTJ).

O projeto promove a participação dos jovens na conceção e execução da política de coesão e de uma Europa mais ecológica. O prazo para a apresentação de candidaturas de projetos foi prorrogado até janeiro de 2023.

Nas regiões ultraperiféricas da UE, desde Guadalupe aos Açores e à Reunião, outro projeto irá capacitar os jovens com idades entre os 15 e os 24 anos e encorajá-los a participarem mais ativamente nas suas comunidades. A iniciativa Juventude para as Regiões Ultraperiféricas é um projeto de dois anos que irá apoiar ações adaptadas a cada região, que contribuirão para melhorar a qualidade de vida, o desenvolvimento local e o crescimento.

Não há nenhum domínio ou assunto em particular em que estas ações propostas devam incidir. No entanto, os projetos relacionados com as prioridades da UE — tais como a transição ecológica e digital e a recuperação — são particularmente bem acolhidos. 

Os jovens da UE ou dos países vizinhos terão também a oportunidade de participar em projetos de cooperação territorial através da Youth4Cooperation e do Interreg.

Com base no Manifesto dos Jovens, a Comissão convidou os jovens para uma série de eventos ao longo do ano que culminaram na Cimeira Youth4Cooperation de novembro. Continuarão a ser implementadas as recomendações do Manifesto dos Jovens.

 

Aproveitar todo o potencial dos jovens

A política de coesão está a cofinanciar várias ações adicionais em parceria com outras políticas da UE para apoiar ainda mais os jovens europeus, desde jornalistas a designers e jovens agricultores.

O programa Youth4Regions tem proporcionado formação, orientação e experiência de trabalho a jovens jornalistas e estudantes de jornalismo há mais de cinco anos. Expandiu-se em 2022 para melhor defender os aspirantes a jornalistas e fotógrafos.

Os prémios Novo Bauhaus Europeu para «Rising Stars» (Estrelas Ascendentes) reconhecem as gerações mais jovens que desenvolvem conceitos e ideias emergentes para espaços belos, sustentáveis e inclusivos. Os prémios são atribuídos a conceitos ou ideias apresentadas por europeus com idade igual ou inferior a 30 anos.

Nas zonas rurais, os jovens beneficiarão de uma plataforma de revitalização rural a ser criada em parceria com a Direção-Geral da Agricultura e do Desenvolvimento Rural. A plataforma apoiará predominantemente as regiões afetadas pela perda de população, envelhecimento e falta de oportunidades económicas, particularmente úteis para os jovens que vivem nessas zonas ou para os que possam decidir mudar-se.

Não deixar nenhuma região para trás

No terreno, vários projetos financiados pela UE têm demonstrado o valor do financiamento regional para os jovens europeus.

O projeto-piloto e-Schools forneceu equipamento TIC e ferramentas de ensino digitais a 151 escolas do ensino básico e secundário na Croácia. A longo prazo, o projeto irá preparar melhor os alunos para o ensino superior e encorajar a aprendizagem ao longo da vida.

Na Sardenha, o projeto YACOPO envolveu ativamente os jovens no acompanhamento da política de coesão de 2014-2020 e na conceção e execução do atual período de programação. Através de workshops, o projeto proporcionou às autoridades de gestão um melhor conhecimento das prioridades dos jovens e da sociedade civil.

Embora seja importante para o plano de recuperação da UE, o NextGenerationEU, colocar os jovens no centro das soluções europeias para os principais desafios, tais como as alterações climáticas e a transformação digital, a política de coesão está perfeitamente posicionada para apoiar os jovens europeus e continuará a fazê-lo até 2027 e mais além.

O Ano Europeu da Juventude pode estar perto do seu fim, mas o seu legado continuará durante décadas.

Saiba mais: 

Ano Europeu da Juventude 2022