Ir para o caminho de navegação, saltando as ferramentas do sítio e o selector de línguas

ESF - Fundo Social Europeu

Investir nas pessoas

O Fundo Social Europeu é o principal instrumento da Europa para promover o emprego e a inclusão social: ajuda as pessoas a encontrar um emprego (ou um emprego melhor), integra as pessoas desfavorecidas na sociedade e garante melhores oportunidades para todos.

Para o conseguir, investe nos europeus e nas suas competências, sejam eles empregados, desempregados, jovens ou idosos.

Todos os anos, o Fundo Social Europeu ajuda cerca de 15 milhões de pessoas a encontrar emprego ou a melhorar as suas competências para encontrar um emprego no futuro.

Isto é importante para,

  • a curto prazo, atenuar as consequências da atual crise económica, especialmente o aumento do desemprego e dos níveis de pobreza
  • a longo prazo, como parte da estratégia europeia para a reconversão da economia, criar não só emprego mas também uma sociedade inclusiva.

Financiamento e objetivos em 2014-2020

Durante este período, o Fundo Social Europeu disponibilizará fundos no valor de cerca de 80 mil milhões de euros (a preços correntes) para:

Mais sobre os objetivos do FSE para 2014-2020

Quem faz o quê?

A estratégia e o orçamento do FSE são negociados e decididos conjuntamente pelos governos da UE, o Parlamento Europeu e a Comissão.

Os seus programas operacionais, que abrangem períodos de sete anos, são elaborados pelos governos e a Comissão Europeia.

O financiamento é concedido a uma grande variedade de organizações (entidades públicas, empresas privadas e sociedade civil), que ajudam as pessoas a resolver questões práticas para manterem o seu emprego ou encontrarem um novo.

Mais sobre o FSE

    Partilhar

  • Partilhar no Twitter Partilhar no Facebook Partilhar no Google+