Este sítio foi arquivado em 01/11/2014
01/11/2014

Percurso de navegação

Indústria e empreendedorismo

Bom demais para ser verdade?

O verdadeiro preço dos produtos de contrafação

Quando uma pessoa compra uma imitação - denominada «produto de contrafação» - em vez de um produto autêntico tem muito a perder. É também uma questão de ética, pois um dos grandes beneficiários desta atividade comercial ilegal é o crime organizado, que em todo o mundo está grandemente envolvido na venda deste tipo de produtos.

Os produtos de contrafação podem representar graves riscos para a saúde e a segurança. Por que motivo se preocupariam os vigaristas com a segurança dos consumidores? As pessoas também ficam a perder enquanto consumidores. Aquilo que, à primeira vista, parece uma oportunidade torna-se geralmente um desperdício de dinheiro, já que as imitações não são produzidas com os mesmos níveis de qualidade que os produtos autênticos.

Além disso, todos ficamos a perder enquanto contribuintes. Uma vez que os operadores e comerciantes ilegais não pagam impostos, temos de pagar mais para compensar os prejuízos causados pelos produtos de contrafação. Os comerciantes de contrafações causam danos à economia europeia na medida em que prejudicam o comércio legítimo e desincentivam a inovação.

As imitações são uma forma de concorrência desleal para com os produtos industriais genuínos e colocam muitos postos de trabalho na Europa em risco. Contra esta ameaça, só há uma coisa a fazer:

Dizer não às imitações e comprar os produtos autênticos!

Ver o vídeo em francês - alemão - italiano - espanhol

Brochura noutras línguas pdf - 2 MB [2 MB]

Ligações úteis

Última actualização: 11/02/2015 |  Topo