Este sítio foi arquivado em 01/11/2014
01/11/2014

Percurso de navegação

Indústria e empreendedorismo

Turismo

Assegurar que a Europa continua a ser um importante destino turístico

All Rights Reserved © Thinkstock

Viajar contribui para o bem-estar, e o número de pessoas que tem essa possibilidade devia aumentar. Para além de ser um elemento essencial para avaliar a qualidade de vida, o turismo é também fundamental para estimular a economia.

A Comissão Europeia pretende reforçar o setor e repartir mais uniformemente ao longo do ano as atividades turísticas. Para atingir este objetivo, é indispensável melhorar e diversificar a oferta. Apoiamos a criação de novos modelos comerciais sustentáveis, nomeadamente produtos turísticos transnacionais baseados em itinerários culturais e históricos, os destinos europeus de excelência (EDEN), o agroturismo e o turismo termal. Promovemos igualmente a inovação em subsetores tradicionais, como o turismo balnear, que é, de longe, o preferido dos europeus, mas que é também extremante sazonal.

Para atrair as pessoas que normalmnete viajam menos, a Comissão lançou a iniciativa Calypso. Esta iniciativa tem como objetivo garantir que todos podem fazer turismo, encorajando e facilitando os intercâmbios turísticos internacionais na estação baixa para os jovens, as pessoas com deficiência, as famílias de baixos rendimentos e os idosos. Trata-se, simultaneamente, de uma questão de igualdade e de rentabilidade. O potencial do setor do turismo por explorar é enorme. Estima-se que a indústria do turismo europeia perde 160 mil milhões de euros por ano devido à reduzida acessibilidade dos seus serviços. Esta lacuna pode ser suprida com pequenos investimentos.

Uma em cada quatro pessoas que vivem na União Europeia tem atualmente entre 55 e 80 anos de idade. Apenas 41 % viaja, apesar de a maioria dispor dos recursos e do tempo necessário para o fazer. Com a iniciativa em favor do turismo dos idosos, a Comissão espera aumentar o número de pessoas deste grupo etário que viajam e, ao mesmo tempo, incrementar o turismo na época baixa.

Com a nossa estratégia, também pretendemos atrair mais turistas de países fora da UE. A Europa é o primeiro destino turístico do mundo, representando metade do mercado mundial. Atualmente, as chegadas de turistas internacionais elevam-se a 535 milhões, dos quais a UE acolhe 401,2 milhões. Prevê-se, aliás, que este número venha a aumentar significativamente nos próximos anos. Estamos determinados em defender a liderança da Europa a nível mundial.

Mas os desafios a enfrentar são cada vez em maior número. A concorrência de importantes destinos rivais e das economias emergentes é cada vez mais renhida. Em 2012, o número de visitantes internacionais aumentou 2,5 % na UE, contra 6,9 % na região Ásia-Pacífico, 5,4 % em África e 4,6 % na América. A UE está a perder terreno em relação a outras regiões no que diz respeito a atrair novos turistas de países terceiros que não pertencem à UE, nomeadamente das economias emergentes.

Para inverter esta tendência, a primeira coisa a fazer é facilitar a entrada de turistas estrangeiros na UE. Até ao final de 2013, a Comissão tenciona apresentar um código de vistos revisto, destinado a facilitar a obtenção de vistos de curta duração pelos cidadãos dos países emergentes. 

Procedimentos mais claros e simplificados para a obtenção de vistos deverão aumentar significativamente o número de turistas internacionais na UE, estimulando o crescimento económico e os intercâmbios de índole cultural. Ao mesmo tempo, a revisão do referido código não terá qualquer impacto na segurança, que continua a ser a principal prioridade da UE. Os controlos de segurança não mudarão.

Mais informações

Assegurar que a Europa continua a ser um importante destino turístico Deutsch (de) English (en) français (fr) italiano (it)

Última actualização: 11/02/2015 |  Topo