Our planet, Our future

Soluções

Clima e resíduos

As alterações nos padrões de consumo de material e gestão adequada de resíduos não só poupam dinheiro, como também têm implicações significativas para melhorar o desempenho ambiental e reduzir as alterações climáticas.

Que desperdício!

Imagina que regressas do supermercado e deitas fora um terço das tuas compras no caixote de lixo. Isto representa, aproximadamente, a proporção de alimentos produzidos em todo o mundo que são perdidos ou desperdiçados todos os anos.

A Comissão Europeia está a trabalhar para ajudar a disseminar informações sobre como fazer compras de forma inteligente, o significado das datas nos rótulos dos alimentos e como utilizar os restos. As diretrizes da UE foram adotadas em outubro de 2017 para que seja mais fácil – onde seja seguro fazê-lo – que os excedentes de produtos alimentares sejam doados a bancos alimentares ou utilizados para alimentar animais.

Vamos todos trabalhar juntos para reduzir as cerca de 90 milhões de toneladas de alimentos que são atualmente desperdiçados todos os anos na União Europeia!

solutions_waste_waste

Sabias que

O óleo alimentar, a casca das frutas e os restos de vegetais podem ser convertidos em combustível automóvel.

Pensa no que deitas fora

Da próxima vez que atirares algo para o caixote de lixo, pensa nisso. Em média, cada uma dos 500 milhões de pessoas que vivem na União Europeia deita fora cerca de meia tonelada de lixo doméstico todos os anos!

Apesar de a quantidade de lixo que é reciclado estar a aumentar, uma grande parte ainda acaba em aterros sanitários. À medida que o lixo apodrece, liberta para o ar elevadas quantidades de metano (um poderoso gás com efeito de estufa) contribuindo para as alterações climáticas.

Atualmente, uma melhor gestão dos resíduos significa que mais energia é recuperada, e a legislação da UE sobre deposição em aterros está a fazer uma grande diferença.

Evitar o desperdício é cada vez mais importante à medida que a população mundial aumenta e delapidamos o nosso fornecimento finito de recursos naturais.

solutions_waste_wise

Pensa duas vezes antes de mudar de aparelho

Os resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE) são a categoria de resíduos que mais cresce na União Europeia. Os REEE estão cheios de plásticos e metais, incluindo alguns prejudiciais, como o mercúrio, e outros valiosos, como o ouro utilizado nas placas de circuitos.

A UE definiu objetivos para a reciclagem de aparelhos eletrónicos para poupar recursos e limitar os materiais perigosos que os fabricantes podem inserir nos aparelhos eletrónicos, protegendo os operadores de reciclagem e o ambiente.

solutions_waste_gadgets