Ação climática

As alterações climáticas e os cidadãos

As alterações climáticas afetam-nos a todos e cada um de nós deve agir em prol do clima.

O nosso planeta atravessa um período de grandes e rápidas alterações climáticas causadas por gases com efeito de estufa emitidos por atividades humanas.

Os efeitos das alterações climáticas sentem-se em todos os continentes e deverão intensificar-se progressivamente, com graves consequências para a economia e a sociedade.

Para evitar que a situação de deteriore ainda mais, devemos tomar medidas que permitam reduzir significativamente as emissões de gases com efeito de estufa e adaptarmo-nos às mudanças atuais e futuras a fim de limitar os danos.

A ação climática tem muitas vantagens. Para além de ajudar a poupar energia, a melhorar a qualidade do ar e a garantir o aprovisionamento energético, contribui para o crescimento e a criação de emprego.

A UE luta contra as alterações climáticas adotando políticas ambiciosas a nível interno e mantendo uma estreita cooperação com os seus parceiros internacionais.

Todos os setores da economia e da sociedade têm um papel a desempenhar na construção de um futuro melhor. Todos podem contribuir!

Mais informações