Responsabilidades

A Direção-Geral da Ação Climática (DG CLIMA) lidera os esforços da Comissão Europeia para lutar contra as alterações climáticas a nível da UE e a nível internacional.

A sua principal missão consiste em formular e aplicar as políticas e estratégias da UE em matéria de clima, de modo a que a UE possa tornar-se o primeiro continente climaticamente neutro e resiliente às alterações climáticas até 2050.

A DG CLIMA desempenha um papel de liderança no desenvolvimento e facilitação da aplicação de políticas e legislação eficientes em termos de custos para concretizar o Pacto Ecológico Europeu. A Direção-Geral promove tecnologias de descarbonização inovadoras para combater o aquecimento global. Visa garantir a prosperidade e o bem-estar, incutir uma nova cultura climática na Europa e mudar os comportamentos em toda a nossa sociedade. Mantém uma liderança mundial ambiciosa na ação climática, protegendo a camada de ozono e reforçando o mercado interno e internacional do carbono. Contribui para a ecologização das finanças, assegurando a integração da ação climática no orçamento da UE e nas políticas da UE e dos Estados-Membros.

Domínios de intervenção conexos:

 

Planos e relatórios

Programa de trabalho da Comissão – panorama dos resultados obtidos durante o ano em curso

Plano estratégico – department strategy, objectives for 2020-2024

Plano de gestão – previsões de resultados, atividades e recursos por serviço para o ano em curso

Relatório anual de atividades – realizações e recursos utilizados por serviço durante o ano anterior

Direção e organização

DescarregarPDF - 304.8 KB

Contacto