Recomendar
RSS
google +
Versão para impressão

Tonio Borg, Comissário Europeu da Saúde

Tonio Borg, Comissário Europeu da Saúde

As doenças crónicas são um problema importante que atinge uma dimensão cada vez mais vasta na população. São, de longe, a principal causa de mortalidade, representando cerca de 86 % de todos os óbitos na UE. Morrem todos os anos dois milhões de pessoas de doenças cardiovasculares e estima-se que 8 % da população sofre de diabetes, uma doença que em certos casos poderia ser evitada. Muitos casos de doenças crónicas podem ser evitados através da redução dos principais fatores de risco: tabagismo, consumo excessivo de álcool, alimentação deficiente e falta de exercício.

A UE sabe que este problema não pode ser ignorado e está empenhada em agir. Adotámos políticas e legislação com o objetivo de melhorar a sensibilização e reduzir os riscos e cooperamos ativamente com os Estados-Membros a fim de desenvolver e aplicar abordagens eficazes para combater as doenças crónicas.

Para esse efeito, os Estados-Membros, as organizações não governamentais e internacionais e os representantes do setor segurador e da saúde organizaram recentemente uma consulta para partilharem experiências e ideias. Pudemos recolher informações valiosas sobre os aspetos em que as partes interessadas pretendem que a UE concentre a sua atenção no futuro, designadamente a luta contra os fatores de risco, o investimento na prevenção e o reforço dos sistemas de saúde.

Esta colaboração já produziu resultados tangíveis. Juntamente com os Estados-Membros, foi criada uma ação conjunta para promover o envelhecimento saudável, abordar as doenças crónicas através do intercâmbio de boas práticas e melhorar as políticas de luta contra a diabetes em toda a Europa. Realizar-se-á igualmente uma «Cimeira da UE sobre doenças crónicas», em 3 e 4 de abril do corrente ano, a fim de fazer avançar o debate sobre as possibilidades de atuação da UE.

Para além destas iniciativas, a Comissão apoia também ativamente iniciativas de investigação e inovação e tem financiado numerosos projetos no âmbito dos Programas de Saúde e Investigação. 

No seu conjunto, estas ações têm por objetivo ajudar os Estados-Membros a reduzir o fardo das doenças crónicas — e, em última instância, contribuir para salvar vidas em toda a União Europeia.

Major and chronic diseases

Mais informações sobre este tema