Percurso de navegação

2012

Prémio de Jornalismo da UE no domínio da saúde

É jornalista e interessa-se por questões de saúde?

Bem-vindo!

Os seguintes artigos foram distinguidos na 5.ª edição do prémio de jornalismo da UE no domínio da saúde:

Primeiro prémio

Henk Blanken: «A cabeça de Carel Traduções da ligação anterior English (en) Nederlands (nl) » (publicado no jornal Dagblad van het Noorden, Países Baixos) 

O artigo descreve a história de um homem de 40 anos que sofre da doença de Parkinson e é submetido a uma cirurgia pioneira.

2º prémio

Christiane Hawranek e Marco Maurer: «Os traficantes de doentes Traduções da ligação anterior English (en) » (publicado no jornal Die Zeit, Alemanha)

O artigo aborda as relações entre hospitais alemães e agências de turismo de saúde de reputação duvidosa.

Terceiro prémio

Mette Dahlgaard: «Estarei a matar alguém? Traduções da ligação anterior English (en) italiano (it) » (artigo publicado no jornal Berlingske, Dinamarca)

O artigo conta a história de um dador de esperma portador de um gene que pode ter transmitido cancro a metade dos seus filhos.

Leia também os artigos dos finalistas da edição de 2013  Traduções da ligação anterior English (en) e veja o vídeo e as fotografias Traduções da ligação anterior English (en) do jantar e da cerimónia de entrega dos prémios.

Brochura de 2013Uma vez mais este ano, o prémio de jornalismo da UE no domínio da saúde contribuiu para incentivar e recompensar um jornalismo de qualidade que sensibiliza o público para as questões relacionadas com os cuidados de saúde e os direitos dos doentes a nível da UE. Os 28 artigos nomeados foram publicados numa brochura Traduções da ligação anterior English (en) (só em língua inglesa).

Em 2013, 629 jornalistas dos 28 países da UE apresentaram a concurso 858 artigos publicados na imprensa tradicional ou em linha entre 1 de agosto de 2012 e 30 de setembro de 2013.

A primeira edição do prémio de jornalismo da UE no domínio da saúde teve lugar em 2009. Os vencedores das edições anteriores são:

  • 2012: Petr Třešňák (República Checa), com um artigo sobre saúde mental «Aventuras na enfermaria 14» Traduções da ligação anterior čeština (cs) English (en) , publicado na revista Respekt
  • 2011: Ben Hirschler e Kate Kelland (Reino Unido), pelo seu artigo sobre a resistência antimicrobiana «Quando os medicamentos não funcionam» Traduções da ligação anterior English (en) , publicado pela agência Reuters.
  • 2010: Gianluca Ferraris e Ilaria Molinari (Itália), com um artigo sobre células estaminais «Roubar a esperança» Traduções da ligação anterior English (en) italiano (it) , publicado na revista Panorama
  • 2009: Estelle Saget (França), com o artigo «A esquizofrenia explicada à família e aos amigos» Traduções da ligação anterior English (en) français (fr) , publicado na revista L'Express

O prémio de jornalismo da UE no domínio da saúde é financiado ao abrigo do segundo programa comunitário no domínio da saúde (2008-2013).

Última atualização:05/05/2014 | Topo