Campanhas da UE contra o tabaco

26 % dos europeus fumam e o tabagismo continua a ser a principal causa de mortalidade e de doença na UE, apesar de ser também a mais fácil de evitar. 59 % dos fumadores tentaram deixar de fumar, dos quais 20 % foram bem sucedidos.

A Comissão Europeia tem uma longa história de intervenção na área da prevenção do tabagismo, da desabituação tabágica e do controlo do tabaco em sentido lato.

Nos últimos anos, foram lançadas várias iniciativas que visam avaliar o impacto do consumo do tabaco na Europa. O custo total do tabagismo para a sociedade foi estimado em 544 000 milhões de euros em 2009 Traduções da ligação anterior English (en) , ou seja, cada fumador que deixa de fumar contribui para aliviar o impacto financeiro na economia e nos sistemas de saúde europeus.

Os ex-fumadores são imparáveis (2014 - 2016)

A nova edição da campanha «Os ex-fumadores são imparáveis» Traduções da ligação anterior English (en) visa mais que nunca ajudar as pessoas dos 25 aos 34 anos de idade a deixar de fumar, mostrando-lhes as muitas vantagens de um estilo de vida sem fumo e proporcionando-lhes os instrumentos para o conseguirem. Quem deixa de fumar, tem muitas vantagens: melhor saúde e bem-estar, mais dinheiro e, em última análise, uma melhor qualidade de vida.

Os ex-fumadores são imparáveis (2011 - 2013)

A edição anterior desta campanha Traduções da ligação anterior English (en) incentivou as pessoas a deixar de fumar, ajudando-as a consegui-lo. Ao sensibilizar para os perigos do tabaco, também contribuiu para o objetivo a longo prazo da Comissão de uma Europa sem fumo.

HELP — Por uma vida sem tabaco (2005 - 2010)

A campanha anterior, HELP – Por uma vida sem tabaco (2005 - 2010) Traduções da ligação anterior English (en) , centrou-se na prevenção do tabagismo, no abandono dos hábitos tabágicos e no tabagismo passivo, visando, em especial, os jovens europeus dos 15 aos 25 anos de idade.