Parceria europeia de inovação no domínio do envelhecimento ativo e saudável

O objetivo deste projeto-piloto é, até 2020, aumentar em dois anos o tempo médio de vida saudável dos cidadãos europeus:

  • melhorando a saúde e a qualidade de vida (com especial incidência nos mais idosos)
  • garantindo a sustentabilidade e a eficácia a longo prazo dos sistemas de saúde e de proteção social
  • reforçando a competitividade da indústria da UE, através do desenvolvimento da atividade empresarial e da expansão para novos mercados
O envelhecimento ativo e saudável é um desafio partilhado por todos os países europeus. Ao responder de forma inovadora a este desafio, a Europa tem a oportunidade de se afirmar como líder a nível mundial.

Como funciona a parceria?

Através da cooperação entre a Comissão Europeia e os países da UE, as regiões, a indústria, os profissionais do setor social e do setor da saúde e as organizações representativas dos idosos e dos doentes.

Esta parceria tem por objetivo melhorar a vida dos mais velhos, ajudando-os a continuar a contribuir para a sociedade, reduzir a pressão sobre os sistemas de saúde e de proteção social e, em última análise, promover o crescimento sustentável.

O plano estratégico de execução de 2011 e o plano operacionalpdf adotados pelo Grupo diretor responsável pelo lançamento e execução da parceria identificaram domínios de ação prioritários.

Em fevereiro de 2012, a Comissão adotou uma comunicação Traduções da ligação anterior English (en) sobre a parceria europeia de inovação no domínio do envelhecimento ativo e saudável, em complemento do plano estratégico de execução. Os interessados deram início a um trabalho de colaboração no âmbito de grupos de ação para pôr esse plano em prática.

Associe-se à parceria participando no mercado das ideias inovadoras

mercado das ideias inovadoras

Contexto político

Seminários e reuniões