Recomendar
RSS
google +
Versão para impressão

Tonio Borg, Comissário Europeu da Saúde

Tonio Borg, Comissário Europeu da Saúde

Com a adoção do terceiro Programa de Saúde para o período de 2014-2020, entramos numa nova fase no domínio do incentivo às atividades de saúde pública na União Europeia. O programa constitui o principal instrumento para o apoio da política de saúde da UE, a promoção da cooperação com os Estados-Membros e os intervenientes do setor da saúde e a melhoria dos resultados na saúde em toda a União. Foi concebido para apoiar e complementar a ação dos Estados-Membros nas áreas em que a cooperação ao nível da UE é indispensável ou proporciona um importante valor acrescentado.

No atual contexto económico, esta cooperação é cada vez mais importante. Os Estados-Membros estão sob pressão para encontrarem o justo equilíbrio entre a oferta de acesso universal a serviços de saúde de elevada qualidade e a observância das restrições orçamentais. Por conseguinte, hoje mais do que nunca, têm tudo a ganhar com a ação prevista no programa para facilitar o intercâmbio de conhecimentos e boas práticas, o aproveitamento do potencial de inovação nos cuidados de saúde e a melhoria da prevenção.

Este novo programa permitir-nos-á reforçar as ações de promoção da saúde e de prevenção das doenças, preparar-nos melhor para proteger os cidadãos contra emergências de saúde e coordenar as respostas a nível europeu, apoiar o reforço de capacidades no âmbito da saúde pública e contribuir para sistemas de saúde inovadores, eficientes e sustentáveis e, por último, mas igualmente importante, melhorar o acesso a conhecimentos médicos especializados sobre doenças específicas e reforçar a qualidade dos cuidados de saúde e a segurança dos doentes.

Convido os Estados-Membros e as partes interessadas a aproveitarem plenamente as oportunidades de melhoria da saúde de todos os cidadãos da União Europeia oferecidas por este programa.

Programa de Saúde da UE

Mais informações sobre este tema