Recomendar
RSS
google +
Versão para impressão

Por John F. Ryan, diretor em exercício da Direção da Saúde Pública

Por John F. Ryan, diretor em exercício da Direção da Saúde Pública

Reduzir as desigualdades no domínio da saúde entre os diferentes grupos socioeconómicos e entre as diferentes regiões da UE é uma das questões mais prementes com que a União Europeia se defronta atualmente. A direção-geral «Saúde Pública» da DG SANCO coordena há quatro anos a execução da estratégia da UE «Solidariedade na saúde», destinada a reduzir as desigualdades neste domínio.

Em 11 de dezembro de 2013, a Comissão publicou um relatório sobre as desigualdades no domínio da saúde na UEpdf financiado pela UE e elaborado por um consórcio dirigido por Sir Michael Marmot (University College, Londres). Esse relatório apresenta novas provas das desigualdades no domínio da saúde na UE e avalia a eficácia das estratégias que visam dar resposta a este problema.

O relatório revela algumas tendências importantes: As desigualdades registadas entre os diversos grupos sociais em todos os países da UE no domínio da saúde assumem proporções alarmantes. Por exemplo, na Estónia, a esperança de vida dos homens com 25 anos titulares de um diploma do ensino superior é 17,8 anos (ou seja, 50 %) mais elevada do que a esperança de vida dos homens que apenas concluíram o ensino primário. Contudo, nem todas as notícias são más. Assim, o relatório confirma a tendência a longo prazo para uma redução das clivagens entre os Estados-Membros em termos de esperança de vida e de desigualdades em matéria de mortalidade infantil.

Mas muito está ainda por fazer. A maioria dos países da UE não dispõe de estratégias integradas para reduzir as desigualdades no domínio da saúde.

Sir Michael Marmot apresentará algumas das conclusões do relatório na conferência de encerramento da ação conjunta para reduzir as desigualdades na saúdepdf, que se realizará em 23 de janeiro, em Bruxelas.

A conferência, transmitida em direto na Internet em alemão, espanhol, francês, grego, inglês e italiano, fará o balanço do trabalho realizado ao longo de três anos pelos Estados-Membros, pelas regiões e pelas partes interessadas para reduzir as desigualdades no domínio da saúde na Europa e analisará as próximas etapas.

Espero que possa assistir presencialmente ou através da Internet.

Em 18 de março de 2014, a Comissão organizará igualmente um evento sobre a melhoria do acesso à saúde e a luta contra a discriminação, que se realizará no centro de conferências do edifício Charlemagne. Para se inscrever, consulte o sítio Web do evento.

Desigualdades no domínio da saúde

Mais informações sobre este tema