Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão

Notícias 07/12/2023

Viaja para o estrangeiro? Não se esqueça do seu Cartão Europeu de Seguro de Doença!

Viajar para o estrangeiro durante as férias é fantástico, mas é possivel que ocorram acidentes. Enquanto viajar, o Cartão Europeu de Seguro de Doença dá-lhe acesso aos serviços médicos necessários na Europa.

E se precisar de um médico quando viaja para o estrangeiro?

Com o Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD), pode receber cuidados de saúde nas mesmas condições e com o mesmo custo que as pessoas seguradas no país onde se desloca recebem.

O Cartão Europeu é válido em qualquer país da UE, na Islândia, no Listenstaine, na Noruega e na Suíça, bem como no Reino Unido.

Pode obter o Cartão gratuitamente. Certifique-se de que apresenta um pedido junto do seu prestador nacional de cuidados de saúde antes de viajar.

Se quiser obter mais informações sobre o Cartão durante a viagem, consulte a nossa página.

O que abrange o Cartão Europeu?

O Cartão Europeu de Seguro de Doença cobre todos os cuidados de saúde necessários, prestados pelo Estado, que não podem ser adiados até que regresse da sua estadia no estrangeiro.

Tenha em conta que o Cartão:

  • não é uma alternativa ao seguro de viagem. Não cobre quaisquer cuidados de saúde privados ou custos como um voo de regresso para o seu país de origem ou bens perdidos/roubados
  • não cobre as suas despesas se viajar com o objetivo expresso de obter tratamento médico
  • não garante que os serviços sejam gratuitos. Uma vez que o sistema de saúde de cada país é diferente, serviços que não custam nada no país de origem podem não ser gratuitos noutro país

Contactos e custos, país por país

Gostaria de saber quais são os contactos médicos e os custos dos serviços médicos no país para onde vai viajar, consulte a nossa página com a seguinte lista:

  • números de telefone de emergência
  • tratamentos cobertos e custos
  • como pedir o reembolso e quem contactar em caso de perda do cartão

A base de dados abrange 27 países da UE, a Islândia, o Listenstaine, a Noruega, a Suíça e o Reino Unido. Está disponível em 24 línguas.

Antecedentes

De acordo com os últimos dados disponíveis, cerca de 235 milhões de europeus têm o Cartão Europeu de Seguro de Doença, o que representa mais de metade da população da UE.

Partilhar esta página