breadcrumb.ecName

Comissária Elisa Ferreira atribui prémios REGIOSTARS 2023 a projetos pioneiros financiados pela UE no âmbito da política de coesão

  • 16 November 2023
Comissária Elisa Ferreira atribui prémios REGIOSTARS 2023 a projetos pioneiros financiados pela UE no âmbito da política de coesão

A Comissária responsável pela Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, atribuiu hoje os prémios REGIOSTARS de 2023 a sete projetos notáveis e inovadores em toda a Europa que foram apoiados pelos fundos da política de coesão.

Os projetos mostram como a UE, através da política de coesão, consegue operar mudanças no terreno e impulsionar o desenvolvimento económico e social em toda a UE. A cerimónia de entrega dos prémios teve lugar em Ostrava, na Chéquia.

Para a edição de 2023, foi apresentado um total recorde de 228 candidaturas para concorrer ao primeiro prémio em seis categorias diferentes, e um prémio de escolha pública, tendo sido pré-selecionados 30 finalistas.

Categoria 1 — Uma Europa competitiva e inteligente: O projeto espanhol «Edificio Fundacion Pasqual Maragall» foi o vencedor nesta categoria. Esta fundação sediada em Barcelona dispõe agora de infraestruturas de ponta que permitem a investigação, a digitalização e a colaboração com os outros países da UE para combater a doença de Alzheimer. 

Categoria 2 — Uma Europa verde: O projeto Interreg «From mine to river. The Water Guardians», localizado na fronteira entre a Roménia e a Sérvia, ganhou nesta categoria. Duas universidades e uma ONG trabalharam em conjunto no desenvolvimento de uma solução para reduzir a poluição causada pelas atividades mineiras e restaurar a atratividade natural e a estética da zona fronteiriça. 

Categoria 3 — Uma Europa conectada: Um projeto Interreg realizado na Alemanha, Áustria, Croácia, Hungria, Itália e Polónia recebeu o prémio desta categoria. O «Dynaxibility4CE» melhora a mobilidade hipocarbónica e a qualidade do ar em toda a região da Europa Central, dotando as autoridades dos transportes públicos de estratégias de planeamento e dos instrumentos necessários para lidar com as novas tendências de mobilidade. 

Categoria 4 — Uma Europa social e inclusiva: O vencedor foi o projeto «ProFem 2.0» da Chéquia. Este projeto oferece apoio às vítimas de violência doméstica e sexual através de centros específicos e de uma plataforma em linha. O projeto demonstrou a capacidade de apoiar as vítimas em todo o país através da criação de estruturas específicas a nível nacional.

Categoria 5 — Uma Europa mais próxima dos cidadãos: O projeto «EuregioFamilyPass», um cartão que oferece numerosas vantagens às famílias (acesso a eventos culturais, transportes públicos, educação, etc.) na região Tirol-Tirol do Sul-Trentino, entre a Áustria e a Itália, foi o vencedor nesta categoria. 

Categoria 6 — Tópico do ano (Ano Europeu das Competências 2023): A «TechGrounds» dos Países Baixos conseguiu a vitória nesta categoria. O projeto resolve a inadequação frequentemente observada no mercado de trabalho das TI, ativando talentos ocultos e propondo uma abordagem guiada neste domínio, que inclui desde aconselhamento aos novos utilizadores até formações específicas.

Tal como todos os anos, o público é convidado a votar no seu projeto favorito entre 30 finalistas pré-selecionados. O favorito claro do público este ano e o projeto que recebeu o maior número de votos em linha foi o «Cultural Art Centre: museum and library», em Burgas, na Bulgária. Graças aos fundos de coesão, um edifício abandonado foi reconvertido num centro cultural e educativo e alberga agora um museu, a maior biblioteca do Sudeste da Bulgária com 600 000 livros e um espaço que pode ser utilizado para eventos comunitários e workshops.

Contexto

Os prémios REGIOSTARS são um concurso anual organizado pela Comissão desde 2008. Tornaram-se o selo de excelência da Europa para projetos financiados no âmbito da política de coesão da UE que apresentam abordagens inovadoras e inclusivas no domínio do desenvolvimento regional. Inspiraram as regiões a concretizar uma política de coesão da UE cada vez com mais impacto, capaz de responder às necessidades dos cidadãos a nível local.

Este ano, centenas de projetos concorreram em cinco categorias que correspondem aos objetivos políticos do período de programação de 2021-2027, juntamente com uma categoria específica, criada para esta edição, relacionada com o Ano Europeu das Competências 2023. O concurso incluiu portanto seis categorias, bem como um prémio geral de escolha pública, que permitiu ao público votar no seu projeto favorito da lista de finalistas.

Das 228 candidaturas, foram selecionados 30 finalistas para apresentarem a sua proposta final a um júri durante a Semana Europeia das Regiões e dos Municípios que decorreu em outubro de 2023.

O local escolhido para a cerimónia final de entrega dos prémios foi a cidade de Ostrava, na Chéquia. Todos os anos, um Estado-Membro diferente acolhe a cerimónia com base num calendário rotativo. 

As minhas calorosas felicitações aos vencedores dos prémios REGIOSTARS deste ano. Mais uma vez, parto inspirada, depois de ter visto e ouvido sobre projetos tão inovadores, que estão a ter um impacto real na vida das pessoas em toda a Europa. Estes projetos mostram claramente o valor acrescentado da política de coesão na resposta às necessidades dos cidadãos a nível local. A política de coesão consegue ter um impacto positivo na vida quotidiana dos cidadãos e muito está ainda para vir!

Elisa Ferreira, comissária da Coesão e Reformas - 16/11/2023

Mais informações