Recomendar
RSS
google +
Versão para impressão

De Sylvain GIRAUD, Chefe da Unidade D1 «Estratégia e internacional», Direção D «Sistemas e produtos de saúde», Direção-Geral da Saúde e dos Consumidores, Comissão Europeia

De Sylvain GIRAUD, Chefe da Unidade D1 «Estratégia e internacional», Direção D «Sistemas e produtos de saúde», Direção-Geral da Saúde e dos Consumidores, Comissão Europeia

A 1 de julho de 2013, a Croácia irá aderir à UE, tornando-se assim o 28.º Estado-Membro. Durante o longo processo de alargamento, a Croácia foi convidada a transpor para a sua ordem jurídica as disposições, orientações e boas práticas vigentes na UE no domínio da saúde.

Na sequência do pedido de adesão à UE, a Croácia deu início a uma reforma do setor da saúde pública. Com esse objetivo, os especialistas deste setor adquiriram competências com o fim de transpor para a sua legislação as disposições da UE em vigor em matéria de saúde pública, contando para o efeito com ajudas ao alargamento. Os bancos de sangue, tecidos e células foram modernizados para satisfazer os requisitos técnicos europeus. O reforço das capacidades administrativas melhorará também a gestão do sistema de saúde a fim de a Croácia respeitar os requisitos da cooperação com a UE.

A Croácia reestruturou o seu próprio sistema de doação e de transplante com base em normas de qualidade e de segurança em vigor na UE. Membro da Eurotransplant, a Croácia desempenha agora um papel fundamental na região, podendo ser considerada um dos líderes mundiais em termos de transplante de órgãos per capita.

O financiamento pelo Instrumento de Transição conduzirá ao melhoramento dos programas nacionais de rastreio do cancro e à otimização dos cuidados médicos destinados às pessoas com problemas psiquiátricos.

A estratégia de saúde nacional prevê a introdução de mais melhoramentos no sistema de saúde. Enquanto membro da UE, a Croácia receberá verbas dos fundos estruturais da UE para investir na sustentabilidade do seu sistema de saúde.

A DG Saúde e Consumidores saúda a Croácia enquanto novo pais da UE e está convicta de que a estreita cooperação na área da saúde continuará no futuro.

A saúde no contexto do alargamento – Croácia

Mais informações sobre este tema