CódigoPIC-101-01
Observações geraisEstas imagens foram tiradas durante uma inspeção realizada em Trapani (TP), Sicília, Itália. O local era um grande armazém onde os líquidos alcoólicos eram armazenados antes da distribuição e onde o álcool absoluto desidratado a 99,9 % (bioetanol) é produzido por uma instalação de peneiramento molecular. A sua capacidade de armazenagem de 36 000 metros cúbicos é composta por 28 reservatórios de aço diretamente ligados ao porto por 2 condutas. Trata-se de uma demonstração da amostragem a partir de um reservatório fixo de grande dimensão. Neste exemplo, apenas foi escolhido um reservatório fixo de grande dimensão para a inspeção fiscal.

Equipamento necessário
  • Recipiente de imersão (L02-01)
  • Balde
  • Funil
  • Recipientes para amostras G01, M01, M02
Precauções de segurança e avaliação de riscosVer FDS.






  • Prestar atenção à sinalização de segurança e advertência.
  • Utilizar equipamento de proteção individual.
  • Alertamos para quaisquer instruções de saúde e segurança constantes da avaliação de riscos local e/ou das práticas de trabalho seguras para o local onde a amostragem deve ter lugar, que devem ser seguidas.
  • Qualquer atividade profissional que exponha os trabalhadores a riscos de queda de altura em relação a um solo estável é considerada trabalho em altura. Deve ser dada formação e fornecido equipamento de proteção adequado.
  • As escadas, degraus, plataformas e corrimãos devem ser conservados estruturalmente em boas condições e devem ser inspecionados regularmente por pessoal competente.
  • Não colher amostras em caso de tempestade com descargas elétricas ou granizo.
  • Antes da colheita de amostras, o operador deve passar para a terra qualquer carga estática acumulada em si próprio através de contacto com qualquer parte da estrutura do reservatório, pelo menos a 1 metro do local da amostragem.
  • Todos os equipamentos necessários para a colheita de amostras devem ser transportados de forma adequada. Deve ser utilizado um saco ou recipiente adequado para conter as amostras de modo libertar o uso de uma das mãos.
  • Não encher demasiado o recipiente das amostras e deixar pelo menos 10 % de espaço vazio, para permitir a expansão térmica do produto, o que deve ser feito logo na colheita da amostra.
  • Se a amostragem exigir a entrada no espaço por cima de um reservatório, pelo menos duas pessoas equipadas com equipamentos de proteção individual adequados devem estar presentes.
  • Reservatórios de teto flutuante. Quando possível, proceder à sua amostragem sempre a partir do pórtico ou da plataforma de acesso acima do teto, pois eventuais vapores tóxicos ou inflamáveis podem acumular-se no espaço do teto. Se for necessário subir para o teto, pelo menos duas pessoas devem utilizar proteção respiratória adequada, a menos que seja provado que a atmosfera acima do teto é segura.
  • Proceder à amostragem sempre com iluminação suficiente.
Equipamentos de proteção individual:
Plano de amostragemUma amostra global: a partir de três amostras elementares colhidas a diferentes alturas do reservatório fixo de grande dimensão: a aproximadamente 15 % do fundo, a meio e a aproximadamente 15 % a partir da superfície superior do produto no reservatório. A amostra é considerada homogénea lote — se a homogeneidade estiver em dúvida, colher mais amostras elementares. É obrigatório medir o nível da superfície superior do produto utilizando uma fita métrica de aço e uma pasta de medição de nível sobre a mesma, a qual, após imersão, indica a profundidade do líquido no recipiente.

Para a determinação do peso do líquido alcoólico contido no reservatório, é igualmente importante medir a temperatura do líquido utilizando um termómetro de profundidade, a fim de efetuar a correção adequada para ter em conta a expansão/contração do líquido com a temperatura.

Em alternativa, pode ser colhida uma amostra do fluxo em movimento quando o produto está a ser transferido do reservatório de armazenagem através de condutas. A amostra pode ser colocada diretamente no recipiente para amostras.

LigaçõesSAM 101 Géneros alimentícios, líquidos, baixa viscosidade

ObservaçõesClassificação pautal: 2207 ou 2208: Álcool etílico não desnaturado (classificação em função do teor em volume)

Etiquetas (tags)Líquidos alcoólicos, Álcool etílico, Etanol, Álcool, Reservatório fixo, Líquido

Este material só deve ser utilizado em ligação com um plano de amostragem adequado


Ordem de apresentação de imagensComentários
PIC-101-01-A01

Para efeitos de liquidação do imposto do álcool, é necessário determinar o teor alcoólico recolhendo amostras em reservatórios de armazenagem e enviando-as ao Laboratório Químico Aduaneiro.

Descrição do produto: álcool de origem agrícola

Quando chega a um local desconhecido, certifique-se de que compreende a situação geral, incluindo toda a gama de riscos associados a qualquer produto no local, independentemente do produto específico que está a amostrar. Neste caso, a instalação de armazenagem possuía líquidos alcoólicos.
PIC-101-01-A02

Preparação dos instrumentos de amostragem:
Frascos de vidro de 1 l com tampa hermética, fio, chumbos e rótulos de embalagens para amostras
PIC-101-01-A03

Preparação do termómetro de profundidade — a temperatura do líquido alcoólico amostrado deve ser medida para permitir o cálculo do peso total da mesma no reservatório
PIC-101-01-A04

O ponto de amostragem: acesso livre ao reservatório

A amostragem será efetuada pelo funcionário aduaneiro.

Antes da abertura da portinhola, deve ser verificado o nível de pressão do reservatório. Se necessário, as válvulas de escape devem ser abertas lentamente para colocar o reservatório à pressão atmosférica. Se não existirem válvulas de escape, soltar lentamente os parafusos da portinhola do topo para aliviar a pressão no reservatório. Parar se a pressão for demasiado elevada ou se ocorrer uma fuga.
PIC-101-01-A05

Medição do nível da superfície superior do produto utilizando uma fita métrica de aço e uma pasta de medição de nível sobre a mesma, a qual, após imersão, indica a profundidade do líquido no recipiente.
PIC-101-01-A06

A pasta de medição de nível na fita métrica de aço após imersão, que indica a profundidade do líquido no recipiente.
PIC-101-01-A07

O recipiente de imersão é descido no reservatório, permitindo que a amostra flua para o coletor, recolha de uma amostra de fluxo em movimento diretamente no recipiente para amostras. Desta forma, reduz-se a possibilidade de absorção de ar, de perda de vapor e de contaminação.

Imediatamente antes da amostragem, lavar a garrafa com o produto a amostrar.

As amostras elementares são colocadas no balde e cuidadosamente misturadas para criar a amostra global.
PIC-101-01-A08

Os recipientes para amostras devem estar quase cheios, mas apenas menos de 90 % em volume da sua capacidade.


PIC-101-01-A09

A amostragem está completa — amostras finais.
As amostras foram verificadas para garantir que não tinham fugas. Os dispositivos de fecho foram fixados com uma folha de polietileno sobre o gargalo e a tampa; foram adicionados selos de cobre e de chumbo.
As amostras devem ser armazenadas de forma adequada.

O formulário de amostragem deve ser preenchido na íntegra e a amostra deve ser enviada para o laboratório.


Revisões
VersãoDataAlterações
1.115.1.2022Primeira versão