1. Para que serve?

A proteção do corpo é principalmente concebida para proteger o tronco, ou seja, o tórax e o abdómen, de:
É muito importante selecionar o tipo adequado de proteção. A avaliação dos riscos do superior hierárquico deve identificar quais os perigos suscetíveis de serem encontrados.



2. Que tipos estão disponíveis?

Vestuário de alta visibilidade:
É concebido para se ter a certeza de que se é visto sempre que se tiver de trabalhar perto de veículos em movimento, por exemplo em docas ou estradas. Apresenta três formas básicas, cada uma com tiras fluorescentes fixadas de modo a que o utilizador seja claramente visto mesmo se a iluminação for deficiente:
Os coletes com mangas têm tiras fluorescentes extra e são concebidos para uma utilização perto de tráfego de alta velocidade (por exemplo, para funcionários ou equipas a trabalhar na via pública), assim como em todas as zonas de docas. Para determinadas tarefas em zonas com iluminação deficiente, pode também dispor de calças com tiras de alta visibilidade ou refletoras. Deve certificar-se de estar a usar o tipo adequado de vestuário de alta visibilidade.

Todo o vestuário de alta visibilidade deve satisfazer as normas nacionais ou seus equivalentes europeus.

O vestuário de alta visibilidade deve ser mantido limpo, para que possa continuar a ser eficaz através de lavagens regulares com água quente com sabão — isto é especialmente importante no que toca às tiras fluorescentes.

Fatos-macaco descartáveis:

a) risco baixo: Trata-se de batas de papel ou de plástico destinadas a funcionários que lidam com suspeitos de tráfico de drogas dissimuladas no seu próprio organismo (os chamados «stuffers and swallowers»), a fim de reduzir o risco de infeção causado pelos microrganismos encontrados nos produtos de resíduos humanos (o risco de infeção é normalmente pequeno se os modelos de sanitários de isolamento forem utilizados corretamente). Estão igualmente disponíveis máscaras faciais e luvas descartáveis.

b) alto risco: Batas de laminados microporosos com costuras agulhadas e isoladas que protegem os funcionários do risco de exposição aquando do manuseamento de substâncias altamente perigosas / tóxicas, bem como de agentes infecciosos, fluidos sanguíneos e corporais.

Os fatos-macaco descartáveis devem ser utilizados sempre que lida com drogas dissimuladas no organismo dos traficantes, onde poderia colocar-se em risco de contaminação por produtos de resíduos humanos. Os fatos-macaco descartáveis são principalmente concebidos para proteção contra perigos biológicos e substâncias tóxicas, mas proporcionam pouca ou nenhuma proteção contra substâncias químicas corrosivas.

Ao manusear mercadorias perigosas ou substâncias químicas de composição desconhecida, devem usar-se fatos-macaco completos em combinação com luvas de proteção e proteção respiratória.

Os fatos-macaco descartáveis devem ser guardados em locais limpos e secos até ao momento da sua utilização. Uma vez utilizados, devem ser eliminados — mas não se esqueça de que necessitarão provavelmente de ser tratados como resíduos perigosos. É necessário colocar os fatos-macaco sujos num saco separado bem fechado, que deverá ser removido para incineração por uma empresa certificada de eliminação de resíduos.

Fatos-macaco resistentes aos óleos:
Estes são concebidos para utilização sempre que tiver de trabalhar em áreas sujas/oleosas. Irão proteger tanto o seu corpo como o seu vestuário de trabalho normal.

Fatos blindados:
Os fatos blindados podem ser atribuídos ao pessoal que entra em contacto direto com elementos potencialmente perigosos do público. Devem ser corretamente usados e os agentes devem receber formação adequada antes da sua utilização.



Para mais informações, deve consultar-se a legislação e a orientação facultada neste contexto pela administração nacional.


As orientações constantes da presente secção destinam-se a servir de aviso geral relativamente aos riscos que se colocam aos procedimentos de inspeção e amostragem, pretendendo igualmente chamar a atenção para o equipamento de segurança a utilizar e para as precauções que se devem tomar.Para mais informações, deve consultar-se a legislação e a orientação facultada neste contexto pela administração nacional.


Revisões
10.02.2021