1. Para que serve?
O ruído pode ser irritante. Se for alto ou prolongado pode igualmente prejudicar a audição, a título temporário ou definitivo. A melhor forma de reduzir o risco de danos para a audição é eliminar ou reduzir o nível de ruído na fonte.
Como isto nem sempre é possível, há diversos tipos de protetores auditivos disponíveis. Estes são concebidos de modo a reduzir o volume de ruído para um nível que não prejudicará a sua audição.
2. Que tipos estão disponíveis?
- Tampões auditivos: Existem vários tipos concebidos para serem inseridos no canal auditivo;
- tampões de algodão hidrófilo impregnados com cera descartáveis;
- tampões de borracha ou esponja descartáveis;
- ou tampões auditivos reutilizáveis que podem ser lavados após utilização. A variedade reutilizável pode vir com um cordão para passar à volta da cabeça/ do queixo, se tal for necessário.
- Protetores auriculares: estes consistem em carcaças duras com almofadas, concebidas para encaixar nas orelhas. Estão ligados por uma banda, que mantém as carcaças apertadas contra os ouvidos, podendo estas ser também acopladas a um capacete de proteção, se necessário. As almofadas contêm líquido ou espuma plástica que reduzem o nível de ruído, mas que, ainda assim, permitem ouvir uma conversa normal.
3. Quais são as suas limitações?
- Os tampões auditivos são concebidos apenas para uma utilização a curto prazo, por exemplo, meia hora (podem ser utilizados durante mais tempo para proteção contra níveis mais baixos de ruído). Para níveis de ruído muito elevados, por exemplo, de motores de aviões a jato, devem ser utilizados protetores auriculares. Algumas pessoas consideram os tampões auditivos desconfortáveis e podem aumentar o risco de otite, caso não sejam mantidos perfeitamente limpos.
- Os protetores auriculares tornam-se, por vezes, desconfortáveis em ambientes de trabalho quentes e apenas reduzem o nível de ruído — mas não o eliminam. Deve certificar-se de que se adaptam corretamente, com as almofadas perfeitamente em contacto com o lado da cabeça.
4. Onde deve ser usada a proteção auditiva?
Deve usar a proteção auditiva sempre que seja provável que venham a surgir ruídos fortes enquanto trabalha. A área mais evidente é a pista de um aeroporto, onde mesmo uma breve exposição ao som de um motor a jato pode conduzir a danos prolongados ou irreversíveis para a audição. A exposição prolongada a níveis de ruído moderados pode também causar danos permanentes.
Segundo a legislação em matéria de saúde e segurança, certas zonas são designadas «zonas de uso obrigatório de protetores auriculares». O sinal que
aqui é indicado é apresentado sempre que os protetores auditivos sejam obrigatórios.
5. Como fazer a sua manutenção?
- Tampões auditivos: Mantenha os tampões auditivos reutilizáveis num local fresco e limpo. Após a utilização, lave-os com um detergente suave e limpe-os regularmente com uma solução desinfetante suave. Nunca se devem deixar de molho. Deve proceder à inspeção visual dos tampões auditivos antes de os utilizar, a fim de garantir que não apresentam sinais de uso ou desgaste.
- Protetores auriculares: Inspecione-os regularmente para garantir que não estão danificados e que não se deterioraram. Se estiverem danificados, é provável que os protetores auriculares, por terem líquido no seu interior, apresentem fugas. Não dobre a banda, na medida em que reduz a eficácia dos protetores auriculares. Limpe-os periodicamente com uma solução desinfetante suave e guarde-os em boas condições de limpeza quando não estiverem a ser usados.