1. Para que serve?

O ruído pode ser irritante. Se for alto ou prolongado pode igualmente prejudicar a audição, a título temporário ou definitivo. A melhor forma de reduzir o risco de danos para a audição é eliminar ou reduzir o nível de ruído na fonte.

Como isto nem sempre é possível, há diversos tipos de protetores auditivos disponíveis. Estes são concebidos de modo a reduzir o volume de ruído para um nível que não prejudicará a sua audição.



2. Que tipos estão disponíveis?



3. Quais são as suas limitações?



4. Onde deve ser usada a proteção auditiva?

Deve usar a proteção auditiva sempre que seja provável que venham a surgir ruídos fortes enquanto trabalha. A área mais evidente é a pista de um aeroporto, onde mesmo uma breve exposição ao som de um motor a jato pode conduzir a danos prolongados ou irreversíveis para a audição. A exposição prolongada a níveis de ruído moderados pode também causar danos permanentes.

Segundo a legislação em matéria de saúde e segurança, certas zonas são designadas «zonas de uso obrigatório de protetores auriculares». O sinal que aqui é indicado é apresentado sempre que os protetores auditivos sejam obrigatórios.



5. Como fazer a sua manutenção?



As orientações constantes da presente secção destinam-se a servir de aviso geral relativamente aos riscos que se colocam aos procedimentos de inspeção e amostragem, pretendendo igualmente chamar a atenção para o equipamento de segurança a utilizar e para as precauções que se devem tomar.
Para mais informações, deve consultar-se a legislação e a orientação facultada neste contexto pela administração nacional.


Revisões
Versão Data Alterações
1.0 12.10.2012 Primeira versão
1.1 15.07.2020 Update - modifications in text