Pode ser-lhe exigido trabalhar em altura em várias circunstâncias, quer seja num porto ou numa doca, a bordo de um navio, num aeroporto, ou nas instalações de um operador ou noutro local que não lhe seja familiar. Os riscos são os mesmos e devem ser tomadas as precauções necessárias. Se não estiver convencido de que pode trabalhar em segurança, não deverá fazê-lo até ter a certeza de poder contar com o equipamento ou as precauções apropriados.
1. O que é o trabalho em altura?
Trabalhar em altura significa trabalhar num local onde, se não forem tomadas as devidas precauções, pode cair e ferir-se.
Se:
- trabalhar acima do nível do solo,
- puder cair do bordo de uma zona elevada (veículo, contentor ou baía de carga), ou
- puder cair do nível do solo para dentro de uma abertura num piso ou orifício no solo
está a trabalhar em altura numa situação em que pode cair de um nível para outro.
Exemplos de trabalhos em altura incluem:
- aceder à área de carga num veículo ou contentor rodoviário ou ferroviário;
- trabalhar num camião ou vagão-cisterna, num navio ou contentor (para verificar as escotilhas de inspeção);
- utilizar escadas, incluindo as de mão, para acesso a navios, cisternas, silos e contentores;
- utilizar plataformas de trabalho como andaimes, plataformas elevatórias ou com braços articulados ou telescópicos, escadas articuladas.
2. Quais as precauções a tomar?
Lembre-se: O trabalho em altura pode ser pontual, ou parte da sua rotina. Certifique-se de que identifica todas as tarefas que implicam a realização de trabalhos em altura, para que possa realizá-las em segurança. A chave para a prevenção de lesões se tiver de trabalhar em altura é fazer uma avaliação dos riscos, de forma a poder tomar as devidas precauções.
Devem ser realizadas avaliações dos riscos e ser mantidas práticas de trabalho seguras para todas as atividades que envolvam trabalhos em altura.
3. É possível evitar trabalhar em altura?
Em algumas circunstâncias, pode ser impossível evitar o trabalho em altura. No entanto, a carga deverá ser sempre inspecionada e ser objeto de amostragem em área apropriada. Normalmente, isto significa que as mercadorias devem ser retiradas do contentor ou veículo rodoviário e colocadas no solo numa zona plana, evitando assim a necessidade do trabalho em altura.
Se estiver a trabalhar numa situação ou em local desconhecido, deverá ponderar os riscos atentamente e não prosseguir com a inspeção e a amostragem até ter a certeza de que é seguro fazê-lo.
4. É possível evitar uma queda?
Sim, é possível:
- utilizando um local de trabalho existente que já seja seguro, por exemplo, que tenha trilhos de proteção permanentes ou um parapeito a toda a volta, ou uma planta ou equipamento que tenha fixadas trilhos de proteção permanentes em seu torno;
- utilizando equipamentos de trabalho. Se não for possível utilizar um local de trabalho existente, pode ponderar a utilização de equipamento de trabalho para evitar que as pessoas caiam. Andaimes tubulares, escadas articuladas e plataformas elevatórias com braços articulados ou telescópicos são exemplos comuns de equipamentos que irão servir este objetivo, porque as plataformas de trabalho têm guardas.
Não utilize métodos improvisados para alcançar acesso — como, por exemplo, uma palete sobre uma empilhadora.
- Se necessitar de um acesso regular, por exemplo, para inspecionar as escotilhas no topo de camiões ou comboios-cisternas, deverá ponderar a possibilidade de instalar plataformas de acesso especiais.
Quando trabalhar no topo de camiões-cisterna ou vagões-cisterna utilizando o acesso instalado no veículo, verifique sempre que:
- a escada é segura e todas as secções dobráveis estão bloqueadas no local;
- as guardas de segurança na parte superior foram levantadas e são seguras;
- dispõe de calçado adequado. Lembre-se que se estiverem molhadas, geladas ou se tiver havido um derrame, as superfícies metálicas podem estar especialmente escorregadias.
Evite a utilização de escadas ou escadotes soltos ou não escorados, sempre que possível.
- As escadas temporárias devem estar fixadas na parte superior, se possível, ou ser seguradas no fundo por um colega.
- A escada deve ser de norma profissional para suportar o peso da pessoa e de qualquer equipamento.
- A escada deve estar posicionada de forma segura e no ângulo correto (está frequentemente marcado no lado da escada).
- Se não puder adotar medidas para evitar uma queda, deve tentar limitar o risco, através da redução da altura e/ou das consequências.
Analise cuidadosamente o modo como irá transportar o equipamento de amostragem e colher a amostra.
- Ao utilizar escadas, deve ter sempre três pontos de contacto com a escada. Quando estiver a subir ou a descer, é necessário que ambas as mãos estejam livres.
- Quando o acesso é por meio de uma escada, deve encontrar uma forma segura de transportar as suas ferramentas e contentores de amostragem. Tal pode ser feito levando o material numa mochila ou elevando-o com uma corda depois de ter alcançado uma plataforma segura.
- Se for necessário colher a amostra enquanto se mantém numa escada em vez de numa plataforma, poderá ser capaz de se reforçar com um joelho ou apoiar o seu corpo contra a escada, mas é preferível utilizar um arnês fixado à escada.
5. Podem minimizar-se as consequências de uma queda?
Primeiro, deve tentar evitar e, em seguida, prevenir a queda, antes de recorrer a medidas que só poderão minimizar ou limitar as consequências.
- As redes de segurança são um exemplo dessas medidas, porque deverão minimizar o risco de lesões se alguém cair.
- Um arnês ou um equipamento antiqueda irá igualmente minimizar as lesões, mas requer uma instalação e uma formação especiais.
6. Que outras medidas adicionais são necessárias para reduzir o risco de queda?
Quando se utiliza qualquer equipamento para trabalhos em altura, é igualmente necessário certificar-se de que:
- seja conforme com as normas internacionais ou as normas europeias;
- é regularmente inspecionado e sujeito a uma manutenção adequada;
- as pessoas que o utilizam estão devidamente formadas para a sua utilização em segurança; e
- o trabalho é supervisionado para se verificar que as pessoas estão a trabalhar em segurança.
As condições normais de utilização de escadas de mão ou escadotes não incluem medidas para evitar quedas ou minimizar as consequências. Deverá, portanto, estar em condições de demonstrar que não era razoável selecionar equipamento alternativo porque a tarefa a executar é de baixo risco e de curta duração.
7. Identificou a existência de eventuais superfícies frágeis?
Deve estar especialmente consciente de eventuais materiais frágeis na área de trabalho em altura onde se encontra a trabalhar, ou próximo dela, uma vez que estes aumentam o risco. Uma superfície frágil seria suscetível de quebrar se alguém trabalhasse sobre ela ou lhe caísse em cima. Exemplos comuns incluem folhas de cobertura em fibrocimento com amianto e também claraboias, mas também materiais a servir de ponte em silos.
Certifique-se de que:
- evita a necessidade de trabalhar em ou perto de superfícies frágeis ou de as atravessar, por exemplo, trabalhando por debaixo, usando um andaime móvel ou por cima, mas sem haver contacto, utilizando um braço telescópico;
- evita uma queda, utilizando passadeiras fixas com guardas para atravessar uma cobertura frágil de fibrocimento com amianto ou utilizando plataformas de trabalho adequadas com guardas quando se trabalha sobre ou próximo de uma superfície frágil;
- minimiza as consequências de uma queda através de redes, almofadas de ar ou equipamento antiqueda.
8. Existem outros riscos envolvidos com o trabalho em altura?
Lembre-se que o trabalho em altura também pode juntar-se a outros riscos:
- O acesso ao equipamento também pode aproximá-lo/a de telhados rebaixados ou outras estruturas. Verificar sempre antes de utilizar o equipamento e usar proteção da cabeça.
- Perigo de escorregamento: as superfícies podem ser ainda mais perigosas devido à água, ao gelo, ou a materiais derramados.
- Perigos de tropeço: o equipamento de acesso poderá ter cabos, cordas ou outros perigos de tropeço associados.
- Eletrocussão: o equipamento de acesso pode encontrar-se próximo de cabos aéreos. Os andaimes de metal e outros equipamentos devem ser mantidos a boa distância de todos os cabos aéreos, independentemente da tensão ou utilização.