1. Para que serve?
A proteção da cabeça foi concebida para o/a proteger caso exista um risco de poder ser atingido/a por objetos em queda e/ou bata com a cabeça contra um objeto fixo (p. ex., quando o espaço livre é limitado).
2. Que tipos estão disponíveis?
Há dois tipos de proteção da cabeça geralmente disponíveis:
- Capacetes de segurança — que devem estar em conformidade com as normas nacionais ou europeias equivalentes e devem ser marcados como tal no interior do casco. Os capacetes absorvem a força de um golpe através da destruição parcial ou dos danos causados ao invólucro e à suspensão ou ao fundo acolchoado de proteção no interior. Se necessário, podem também ser equipados com protetores auditivos e/ou viseiras; e
- Bonés de proteção — um escudo de plástico concebido para encaixar em bonés de uniforme ou num boné forrado. São mais confortáveis de usar do que os capacetes de segurança, mas destinam-se exclusivamente a impactos menos importantes. Não prestam o mesmo nível de proteção do que os capacetes de segurança e não devem ser utilizados em seu lugar nas zonas específicas indicadas para capacetes de segurança.
Na presente secção, todas as referências à proteção da cabeça são aplicáveis tanto aos capacetes de segurança como aos bonés de proteção. Como poderá verificar, há algumas regras que se aplicam especificamente aos capacetes de segurança. Os pormenores completos são dados em seguida.
3. Quais são as suas limitações?
Os capacetes de segurança destinam-se unicamente a proteger a cabeça contra choques e quedas de objetos. Deve ter-se em consideração que, se os objetos forem particularmente pesados, ou caírem de uma altura considerável, o seu pescoço ou coluna vertebral poderão, ainda assim, sofrer danos.
Qualquer capacete submetido a um impacto importante deve ser substituído, mesmo que não existam sinais visíveis de danos.
Lembre-se: Os artigos de plástico para a proteção da cabeça têm um prazo de validade. A data de fabrico está marcada no interior do capacete. A vida operacional de um capacete pode variar, podendo ir até 5 anos – dependendo do material e do tipo, e deve verificar-se regularmente as datas de validade, mesmo que o capacete seja analisado cuidadosamente.
4. Onde deve ser usada a proteção da cabeça?
Por força da legislação em matéria de saúde e segurança, algumas zonas são designadas «zonas de uso obrigatório de capacetes de segurança». Sinais semelhantes aos indicados
aqui indicam que deve ser usada proteção da cabeça.
A zona mais comum em que os agentes têm de usar a proteção da cabeça é nos cais, mas pode também ser exigida em determinadas zonas de armazenagem ou onde as máquinas ou as pessoas trabalham em altura.
Se estiver em visita a instalações de operadores, deverá estar particularmente ciente destas zonas. Fábrica, estaleiros de construção e zonas industriais em geral pode ter zonas para capacetes de segurança.
A legislação de saúde e segurança não exige diretamente que se usem os bonés de proteção em certas zonas da mesma forma que o precisa para os capacetes de segurança. No entanto, se o seu superior direto ordenou a utilização de um boné de proteção como medida preventiva para reduzir o risco de lesões no decurso do seu trabalho, deve fazê-lo.
Lembre-se: aperte a tira à volta do queixo. Se não o fizer, pode perder o capacete num momento inoportuno. Deve também certificar-se de que a carneira interna se encontra corretamente ajustada à medida da sua cabeça. Se a aranha for demasiado grande ou demasiado pequena, contacte o seu fornecedor para obter outro tamanho.
5. Como fazer a sua manutenção?
Deve guardar o sistema de proteção da cabeça limpo, mas não deve lavá-lo com detergentes agressivos. Se o capacete é utilizado por mais de uma pessoa, é aconselhável limpar o interior com um desinfetante suave após cada utilização.
Em nenhuma circunstância se deve pintar os capacetes de segurança, decorá-los com fita adesiva, marcá-los com marcadores ou arranhá-los deliberadamente, uma vez que tal lhes causará danos.
Deve inspecionar os capacetes de segurança regularmente para verificar se há sinais de uso ou desgaste. Deve ser mantido um registo destas inspeções.
Quando não estiverem a ser utilizados, armazene todos os elementos de proteção da cabeça num local fresco, ao abrigo da luz. Não devem ser expostos à luz solar forte ou a condições extremas de calor ou de frio.
6. E quanto aos capacetes de proteção para motociclos?
Geralmente, é obrigatório um capacete quando se circula em motociclo, ou um capacete de bicicleta quando se conduz uma bicicleta. Contudo, estes não constituem um substituto aceitável para os capacetes de segurança para uso industrial.