Recomendar
RSS
google +
Versão para impressão

de Tonio Borg, Comissário Europeu da Saúde

de Tonio Borg, Comissário Europeu da Saúde

Absorventes, originais e intensos, são os termos que melhor descrevem os três artigos que tive a honra de declarar vencedores do 5.º Prémio de Jornalismo da UE no domínio da saúde, em cerimónia realizada em Bruxelas em 8 de abril. Os artigos vencedores foram selecionados entre mais de 850 artigos concorrentes apresentados por jornalistas de toda a UE.

Da lista final de 28 artigos, de excelente qualidade, o vencedor do primeiro prémio, Henk Blanken, dos Países Baixos, destacou-se com o seu emocionante artigo «A Cabeça de Carel», que acompanha um jovem vítima da doença de Parkinson desde o diagnóstico até ao tratamento, relatando de forma pormenorizada e emotiva a cirurgia pioneira a que foi submetido.

O segundo prémio foi atribuído a uma equipa de dois jornalistas alemães, Christiane Hawranek e Marco Maurer. O seu artigo incisivo, em estilo de documentário, intitulado «Traficantes de doentes», destaca um problema ainda pouco reconhecido na Europa - as práticas duvidosas no domínio dos cuidados médicos transfronteiriços não regulamentados.

Mette Dahlgaard, da Dinamarca, recebeu o terceiro prémio com «Estou a matar alguém?». No seu original artigo, conta a história de um dador de esperma que descobre que é portador do gene de uma forma de cancro hereditária, mas que se depara com obstáculos intransponíveis quando tenta encontrar uma forma de prevenir as crianças que possam ter sido afetadas.

Gostaria de agradecer aos jornalistas participantes, e colegas, o contributo inestimável para o êxito deste prémio. Orgulho-me de poder dar a conhecer o talento dos melhores jornalistas europeus na área da saúde, cujos artigos vos convido a ler.

Prémio de Jornalismo da UE no domínio da Saúde

Mais informações sobre este tema