Recomendar
RSS
google +
Versão para impressão

Marc Sprenger, Diretor do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (CEPCD)

Marc Sprenger, Diretor do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (CEPCD)

As infeções resistentes aos antibióticos têm aumentado a um ritmo alarmante, o que constitui uma grave ameaça para a saúde do Homem. Para abrandar o desenvolvimento e a propagação de bactérias resistentes a antibióticos, é fundamental melhorar as práticas relativas à utilização deste tipo de medicamento. Com efeito, os antibióticos são frequentemente utilizados tanto nos seres humanos como nos animais de forma incorreta ou sem serem necessários.

A Recomendação do Conselho de 2001 relativa à utilização prudente de agentes antimicrobianos na medicina humana prevê que os países da UE informem o grande público da importância de que se reveste uma utilização prudente de agentes antimicrobianos. Em 2008, o CEPCD decidiu instituir o Dia Europeu do Antibiótico, comemorado a 18 de novembro, enquanto plataforma de apoio à organização de campanhas nacionais em toda a Europa. Pelo sexto ano consecutivo, foram realizadas ações de promoção da utilização prudente dos antibióticos em mais de 40 países de toda a Europa.

A Comissão Europeia e a OMS/Europa, juntamente com um grande número de organizações profissionais e de saúde, associaram-se ao CEPCD na preparação de material de comunicação e na planificação de atividades relacionadas com o Dia Europeu do Antibiótico. O sítio Web do Dia Europeu do Antibiótico contém material de comunicação em todas as línguas da União Europeia destinado ao grande público e aos profisisionais de saúde que receitam medicamentos no quadro hospitalar e dos cuidados primários. As redes sociais são cada vez mais utilizadas para transmitir mensagens relacionadas com o Dia Europeu do Antibiótico, como é o caso do Twitter (@EAAD_EU) e do Facebook (https://www.facebook.com/EAAD.EU).

Para reduzir a resistência aos antibióticos na Europa, há que reconhecer a necessidade de uma cooperação a nível internacional. O CEPCD orgulha-se de que os EUA, o Canadá e a Austrália tenham previsto realizar campanhas de sensibilização para o uso dos antibióticos na semana de 18 de novembro, a fim de coincidir com o Dia Europeu do Antibiótico.

Sensibilização para o uso dos antibióticos

Mais informações sobre este tema