Logótipo da Comissão Europeia

NEWSLETTER

Nº 119, 21 de Novembro de 2013

Saúde na UE

O seu portal para informações fidedignas sobre a saúde pública

O Dia Europeu do Antibiótico promove uma utilização prudente dos antibióticos em mais de 40 países

Marc Sprenger, Diretor do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (CEPCD)

Marc Sprenger, Diretor do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (CEPCD)

As infeções resistentes aos antibióticos têm aumentado a um ritmo alarmante, o que constitui uma grave ameaça para a saúde do Homem. Para abrandar o desenvolvimento e a propagação de bactérias resistentes a antibióticos, é fundamental melhorar as práticas relativas à utilização deste tipo de medicamento. Com efeito, os antibióticos são frequentemente utilizados tanto nos seres humanos como nos animais de forma incorreta ou sem serem necessários.

A Recomendação do Conselho de 2001 relativa à utilização prudente de agentes antimicrobianos na medicina humana prevê que os países da UE informem o gra [...]

Neste número

Notícias da UE » 
Ecos da Europa » 
Próximos eventos » 
  Assinatura
  Números anteriores
  Sugerir notícias e eventos
  Recomendar

Veja este número na íntegra  »

Igualmente em destaque

Projectos do programa de saúde pública »

ARPEC - Antibiotic Resistance and Prescribing in European Children (Resistência aos antibióticos receitados às crianças na Europa)

Prémio de jornalismo no domínio da saúde de - Artigos »

«Um corpo cheio de vida», Kim Verhaeghe, vencedor nacional da Bélgica em 2012

«Quando os medicamentos não funcionam», Ben Hirschler e Kate Kelland, vencedores nacionais do Reino Unido em 2011 e vencedores do 1.º prémio

«Perder a guerra contra os supervirus», Gary Finnegan, vencedor nacional da Irlanda em 20111

 
 

Notícias da UE 

Cerca de 80 % das doenças cardiovasculares podem ser em grande parte evitadas – Tonio Borg, Comissário Europeu da Saúde  »

O Comissário Tonio Borg proferiu um discurso perante um grupo de deputados do Parlamento Europeu por ocasião da semana de sensibilização para a saúde cardiovascular, tendo sublinhado a necessidade de prevenção para combater as doenças cardiovasculares.

Processo de reflexão sobre abordagens inovadoras das doenças crónicas nos sistemas de saúde pública e de cuidados de saúde"  »

Na sua reunião de 6 de junho de 2011, o Conselho da União Europeia adotou conclusões sobre abordagens inovadoras das doenças crónicas nos sistemas de saúde pública e de cuidados de saúde, convidando os Estados-Membros e a Comissão a dar início a um processo de reflexão com o objetivo de otimizar a resposta aos desafios das doenças crónicas.

Segundo Programa de Saúde: adoção da decisão de concessão de subvenções para 2013  »

Em 29 de outubro, foi adotada a decisão de concessão de subvenções para 2013 ao abrigo do Segundo Programa de Saúde da UE (2008-2013).

Entrada em vigor da Decisão relativa a ameaças sanitárias transfronteiriças graves  »

A nova decisão constitui um passo em frente importante tendo em vista melhorar a segurança da saúde na UE e a proteção dos cidadãos contra uma vasta gama de ameaças à saúde, como as pandemias e eventuais ameaças transfronteiriças graves causadas por doenças transmissíveis, eventos de natureza química, biológica ou ambiental.

Mercúrio das amálgamas dentárias: ficha de informação sobre o parecer do Comité Científico dos Riscos para a Saúde e o Ambiente (CCRSA)  »

Esta nova ficha resume os riscos ambientais e os efeitos indiretos na saúde do mercúrio contido das amálgamas dentárias.

Relatório da Comissão sobre as potencialidades da medicina personalizada  »

A Comissão Europeia publicou um relatório que salienta os progressos realizados no domínio da medicina personalizada, que tem potencial para oferecer novas oportunidades de tratamento em benefício dos doentes.

Ecos da Europa 

Primeiro relatório sobre a gripe sazonal  [Itália]  »

O primeiro relatório sobre a gripe sazonal 2013 foi publicado juntamente com orientações e material informativo. A gripe sazonal é a principal causa de absentismo no trabalho e na escola, sendo ainda hoje em dia a terceira causa de morte na Itália no que se refere às doenças transmissíveis.

Estratégia quinquenal 2013-2018 em matéria de resistência antimicrobiana  [Reino Unido]  »

Esta estratégia define as medidas a tomar para fazer face aos principais desafios à resistência antimicrobiana (RAM), com uma atenção especial para os antibióticos. O objetivo global da estratégia é abrandar o desenvolvimento e a propagação da resistência antimicrobiana.

O álcool na Eslovénia: Tendências e consequências do abuso de álcool para a saúde e propostas de ação  [Eslovénia]  »

Novo relatório da Eslovénia sobre a evolução o consumo excessivo de álcool, as consequências para a saúde e propostas de medidas eficazes no domínio da política em matéria de luta contra o alcoolismo.

Próximos eventos 

4ª reunião da Rede de Saúde em Linha (Bruxelas, 19 de novembro de 2013) »

Durante a reunião, serão adotadas as primeiras orientações sobre o «historial do doente». Trata-se de uma série de recomendações não obrigatórias que determinam o tipo de informações médicas essenciais sobre os doentes a partilhar a nível da UE e definem as modalidades dessa partilha, no âmbito da diretiva relativa aos direitos dos doentes em matéria de cuidados de saúde transfronteiriços, em apoio do seu objetivo de «continuidade dos cuidados de saúde».

Parceria europeia para a inovação no domínio do envelhecimento ativo e saudável (Bruxelas, 25 de novembro de 2013) »

Esta conferência tem por objetivo promover um debate político de alto nível sobre o melhor modo de acelerar a inovação no âmbito dos sistemas de prestação de cuidados para fazer face ao desafio demográfico e criar oportunidades de crescimento e novos postos de trabalho.

Fórum aberto da Parceria Europeia de Luta contra o Cancro (EPAAC) (26 e 27 de novembro de 2013) »

Organizado pelo Instituto Nacional de Saúde Pública da Eslovénia. este fórum incidirá sobre os planos nacionais de luta contra o cancro e o rastreio. Serão também apresentadas as conclusões finais da Parceria Europeia de Luta contra o Cancro.

Campanha do Fórum Europeu dos Doentes para as eleições europeias de 2014 »

Esta campanha visa chamar a atenção para a importância da contribuição dos doentes para superar obstáculos importantes ao acesso a cuidados de saúde de elevada qualidade, eficazes e sustentáveis.

Conferência conjunta sobre a resistência antimicrobiana (Bruxelas, 11 de dezembro de 2013) »

A Comissão Europeia organiza esta conferência com o objetivo de efetuar uma revisão intercalar do seu plano de ação contra a crescente ameaça da resistência antimicrobiana. O debate centrar-se-á nos desafios a enfrentar e nos estímulos e eventuais limitações das medidas previstas para reduzir a crescente ameaça da resistência antimicrobiana.

No próximo número

Comités científicos

Este boletim está disponível em 22 línguas oficiais da UE
http://health.europa.eu/newsletter

Não responda a esta mensagem. As mensagens enviadas para este endereço eletrónico não serão lidas.

Para anular a assinatura do boletim informativo, clique aqui