Recomendar
RSS
google +
Versão para impressão

Philippe Roux, Chefe de Unidade (Unidade C4 - Determinantes da saúde), DG SANCO

Philippe Roux, Chefe de Unidade (Unidade C4 - Determinantes da saúde), DG SANCO

Basta dar uma olhadela aos números sobre a massa corporal e às pessoas à nossa volta para ver que a obesidade está a aumentar. A obesidade infantil é uma tendência especialmente preocupante, que pode, por sua vez, dar origem a muitos problemas de saúde, como a diabetes, doenças cardíacas e outras doenças crónicas graves.

Em média, 17 % da população adulta dos países da União Europeia é obesa e 52% da população adulta europeia tem excesso de peso ou sofre de obesidade. Isto significa que um em cada dois adultos e quase uma em cada três crianças têm excesso de peso ou são obesos.

A União Europeia está ativamente empenhada na luta contra a obesidade, nomeadamente sob a forma de um Livro Branco da Comissão Europeia intitulado Uma estratégia para a Europa em matéria de problemas de saúde ligados à nutrição, ao excesso de peso e à obesidade e dos instrumentos de execução do mesmo, designadamente, o Grupo de Alto Nível dedicado aos problemas de saúde relacionados com a nutrição e a atividade física e a Plataforma de Ação Europeia em matéria de Regimes Alimentares, Atividade Física e Saúde.

Recentemente, foi efetuada uma avaliação externa independente da referida estratégia, a fim de determinar a sua eficácia e avaliar em que medida foram atingidos os objetivos propostos de promoção de estilos de vida mais saudáveis.
O relatório de avaliação recomenda a continuação da aplicação da estratégia e dos seus instrumentos e sublinha que a Comissão deve continuar a assegurar uma coordenação a nível da UE a fim de impulsionar as políticas e ações neste domínio. Concluiu-se igualmente que a DG SANCO tem integrado eficazmente preocupações com a nutrição e a atividade física noutras políticas da UE.

Na reunião, em junho de 2013, do Grupo de Alto Nível e da Plataforma de Ação Europeia, acima mencionados, o Comissário Tonio Borg confirmou que a estratégia continuará a ser prosseguida e desenvolvida, tendo a Comissão identificado os grupos socioeconómicos mais desfavorecidos e as crianças como grupos-alvo para as suas iniciativas neste domínio e prometido prestar maior atenção à promoção da atividade física.

Vários membros do Grupo de Alto Nível comprometeram-se também a redobrar os esforços tendentes a impedir a preocupante evolução da obesidade através de um plano de ação para lutar contra a obesidade infantil, que os participantes irão debater em novembro de 2013.

Estratégia em matéria de nutrição

Mais informações sobre este tema