Recomendar
RSS
google +
Versão para impressão

Por Ambrose McLoughlin, BDS, MBA, Secretário-geral do Ministério de Saúde da Irlanda

Por Ambrose McLoughlin, BDS, MBA, Secretário-geral do Ministério de Saúde da Irlanda

A utilização de tecnologias para revolucionar a prestação de cuidados de saúde e melhorar os resultados será o tema da semana internacional da saúde em linha , que decorrerá em Dublin, de 13 a 15 de maio de 2013. Devendo reunir mais de 2500 delegados internacionais e uma centena de expositores, este evento anual contará com a presença de responsáveis políticos mundiais do setor da saúde, tanto público como privado, bem como de clínicos, gestores hospitalares, gestores informáticos e convidados VIP. 

As soluções em matéria de saúde em linha são cruciais para proporcionar sistemas de saúde de elevada qualidade. A semana da saúde em linha visa promover uma estratégia política inovadora e maximizar os benefícios em termos de saúde e de economia, bem como o potencial de criação de emprego através das novas tecnologias. O principal evento organizado pela Presidência irlandesa será uma reunião de alto nível dos Estados-Membros sobre saúde em linha , que terá lugar no Castelo de Dublin. Durante três dias, realizar-se-ão vários eventos no Convention Centre de Dublin, nomeadamente uma sessão plenária com a participação de ministros e comissários europeus, um encontro entre representantes da UE e dos Estados Unidos, uma conferência da Parceria Europeia de Inovação transmitida em direto pela Internet, um concurso dirigido às PME e uma vasta gama de sessões de informação. Realizar-se-á ainda, pela primeira vez, o evento EU-US Marketplace (Mercado da saúde em linha UE-USA) destinado a incentivar a colaboração transatlântica, nomedamente o encontro de potenciais interesados em novas parcerias.

Um dos mais importantes eventos realizado à margem da semana da saúde em linha é a reunião da Rede de saúde em linha . Esta rede foi criada em 2012, ao abrigo da diretiva da UE sobre os direitos dos doentes em matéria de cuidados de saúde transfronteiriços. A rede de saúde em linha permite a cooperação entre as autoridades nacionais competentes e visa criar progressivamente sistemas interoperacionais de saúde em linha. Durante esta reunião, que se realizará em 14 de maio no Castelo de Dublin, os países europeus debaterão os progressos realizados no que respeita ao conjunto mínimo de dados a indicar nos processos dos doentes em caso de cuidados de saúde transfronteiras, à identificação eletrónica, à proteção de dados e à interoperabilidade semântica e técnica.

O pavilhão da Presidência irlandesa da UE ocupará um lugar de destaque na exposição e acolherá, entre outros, o Ministério da Saúde irlandês e a Comissão Europeia.

Este evento emblemático reflete o interesse registado em toda a UE pelos programas que promovem a mudança e a inovação no âmbito dos cuidados de saúde, tanto a nível político como industrial. A Semana da saúde em linha é organizada conjuntamente pela Presidência irlandesa, pela Comissão Europeia e pela World of Health IT.

Semana da saúde em linha: para uma Europa mais saudável

Mais informações sobre este tema