Recomendar
RSS
google +
Versão para impressão

Peter Portheine, diretor do Brainport Health Innovation

Peter Portheine, diretor do Brainport Health Innovation

No último «Consumer Electronics Show» em Las Vegas, mais de metade dos novos produtos estavam relacionados com a saúde. Cada vez mais, as grandes empresas estão conscientes do valor da saúde e de tudo o que lhe está associado.

 Nos últimos anos, no âmbito da Parceria Europeia de Inovação para um Envelhecimento Ativo e Saudável, foi prestada uma grande atenção aos obstáculos que dificultam a aplicação a grande escala de inovações promissoras no domínio dos cuidados de saúde. A importância atribuída à aplicação a grande escala das inovações tem a ver com o facto de só assim o mercado poder assumir a responsabilidade pela introdução sustentável de novos métodos nos sistemas de saúde.

 É evidente que a tecnologia desempenha um papel importante, proporcionando ao público em geral novas possibilidades de obter informações sobre a sua própria saúde e forma física. Tornou-se assim possível detetar problemas mais rapidamente, sensibilizar as pessoas para as suas próprias responsabilidades e tomar medidas no contexto do tratamento e terapia a domicílio.

Assiste-se atualmente a uma transição dos cuidados em meio hospitalar para o domicílio, o que é particularmente importante para a qualidade de vida dos idosos.  O objetivo, partilhado com a Comissão Europeia, é ajudar os idosos a ter uma vida independente, saudável e produtiva durante o máximo de tempo possível, que lhes permita continuar a gozar do conforto da sua própria casa.  Neste contexto, a tecnologia tem um papel determinante. Na região de Brainport, no Brabante neerlandês, está a decorrer um importante projeto no domínio destas novas tecnologias. Ao estabelecer uma relação direta entre o desenvolvimento económico da região e a contribuição para determinadas questões sociais, como o envelhecimento saudável e a participação, conseguimos implicar os cidadãos. Além disso, todos estão dispostos a participar ativamente neste enorme laboratório da saúde em linha que é a nossa região. Este é o poder de uma sociedade que cria algo em comum e um sinal do futuro, graças ao apoio da UE que incentiva os empresários a procurar soluções inovadoras que ajudem os outros e que respondam a desafios comuns, como o do progressivo envelhecimento da população.