Indicadores básicos de saúde europeus (ECHI)

Os indicadores de saúde são conjuntos de dados (quadros, gráficos, mapas) sobre o estado de saúde das populações, os fatores determinantes da saúde e os cuidados de saúde nos países da UE e noutros países europeus. Além de permitirem monitorizar e comparar as diferentes situações, estes indicadores servem de base à elaboração de políticas.

Tipos de indicadores de saúde

Para quase 60 indicadores de saúde Traduções da ligação anterior English (en) , dos 88 que constam da lista completa de indicadores de saúde básicos europeus, existem dados facilmente disponíveis e comparáveis. Sempre que necessário, os dados são discriminados por sexo e idade, bem como por estatuto socioeconómico e região. Os ECHI estão agrupados sob as designações a seguir indicadas.

DesignaçãoExemplos
Fatores demográficos e socioeconómicosPopulação, taxa de natalidade, taxa global de desemprego
Estado de saúdeMortalidade infantil, VIH/SIDA, lesões resultantes de acidentes de viação
Determinantes da saúdeTabagismo, consumo/disponibilidade de fruta
Intervenções em matéria de saúde: serviços de saúdeVacinação infantil, camas de hospital, despesas de saúde
Intervenções em matéria de saúde: promoção da saúdePolíticas em matéria de nutrição saudável

Ferramenta ECHI

A ferramenta ECHI Traduções da ligação anterior English (en) fornece dados sobre os indicadores de saúde europeus, representando-os de diferentes formas: gráficos de linha, gráficos de barras, mapas e quadros. Os dados podem ser convertidos numa imagem ou descarregados sob forma de ficheiro de dados. A ferramenta permite selecionar conjuntos de indicadores.

Referências

  • Grupo de peritos em matéria de informações sobre saúde (EGHI) Traduções da ligação anterior English (en)
  • Conclusões do Conselho, de 10 de dezembro de 2013, relativas ao processo de reflexão sobre sistemas de saúde modernos, reativos e sustentáveispdf
  • Avaliação da utilização e do impacto dos indicadores básicos de saúde europeus (ECHI) pelos Estados‑Membros (agosto de 2013)
    • Resumopdf(422 KB)
    • Relatório finalpdf(3 MB)
    • Este estudo foi realizado a pedido da DG SANTE para avaliar em que medida os indicadores de saúde têm sido utilizados e para obter indicações quanto à forma de garantir um nível elevado de consenso no que se refere à sua utilização pelos países participantes.