Recomendar
RSS
google +
Versão para impressão

por Martin Seychell, Diretor-Geral adjunto da DG «Consumidores e Saúde», responsável pelas Direções B, C e D

por Martin Seychell, Diretor-Geral adjunto da DG «Consumidores e Saúde», responsável pelas Direções B, C e D

As infeções resistentes aos antibióticos continuam a aumentar a um ritmo alarmante, representando uma grave ameaça para a saúde humana. Um dos principais elementos do plano de ação da UE contra a resistência aos antimicrobianos é o incentivo ao uso prudente dos antibióticos, tanto na Europa como a nível mundial.

Por isso, apoiamos os esforços envidados pelos Estados-Membros para informar o público sobre a importância de utilizar com prudência os agentes antimicrobianos. Por ocasião do Dia Europeu dos Antibióticos, comemorado anualmente a 18 de novembro, a Comissão, a OMS e diversas partes interessadas associam-se ao Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças para elaborar material de informação e planificar ações de sensibilização. Este ano, o tema central do evento do ECDC destinado às partes interessadas é a automedicação. No dia 18, será organizado um chat mundial através do Twitter.

Por outro lado, queremos compreender melhor as causas da utilização indevida dos antibióticos para podermos alterar mais eficazmente os comportamentos dos doentes, dos médicos e dos farmacêuticos. Os antibióticos são muitas vezes receitados e utilizados desnecessariamente, como medida de «precaução» ou de «prevenção», o que a longo prazo pode torná-los ineficazes Precisamos de melhores ferramentas de diagnóstico sobre cujos resultados se deve basear a prescrição de medicamentos. Para ajudar os médicos a decidir não receitar antibióticos em caso de infeção viral, e para que os doentes aceitem mais facilmente esta decisão, são necessários testes rápidos e eficazes. Por esta razão, no início de 2015, a Comissão irá lançar um prémio de estímulo à inovação, o «Prémio para a redução do uso indevido de antibióticos», ao abrigo do programa Horizonte 2020.

Mas não se esqueça, a melhor receita para as constipações e a gripe é proteger-se, não é tomar antibióticos!

Antimicrobial resistance

Mais informações sobre este tema