breadcrumb.ecName
pt Português

Juventude de hoje molda a política de coesão de amanhã – Episódio 3

  • 23 Mar 2021
Como parte do Programa de Profissionais Juniores da Comissão Europeia, esta iniciativa reuniu jovens membros do pessoal de várias direções da Comissão Europeia para trabalharam em conjunto em prol da juventude. Em nome da DG REGIO, a sua principal missão era convidar os jovens a participar no Fundo para uma Transição Justa (FTJ).
Juventude de hoje molda a política de coesão de amanhã – Episódio 3

Este novo fundo foi criado no âmbito da ambição do Pacto Ecológico Europeu de tornar a Europa no primeiro continente neutro do ponto de vista climático até 2050. O FTJ dedica-se às regiões com utilização intensiva de carbono e dependentes dos combustíveis fósseis que enfrentarão os maiores desafios da próxima transição socioeconómica. O futuro dos jovens será diretamente afetado por esta transição, e as suas necessidades, opiniões, medos e esperanças são uma parte importante do diálogo.

Neste contexto, a equipa do projeto preparou o «Toolkit for youth participation in the Just Transition Fund» (Conjunto de ferramentas para a participação dos jovens no Fundo para uma Transição Justa), cujo objetivo consiste em incentivar oportunidades de participação mais ambiciosas, significativas e numerosas para os jovens nas regiões visadas pelo FTJ, bem como assegurar que os efeitos desses processos conduzam a estratégias e intervenções de melhor qualidade que respondam aos desafios da transição. O conjunto de ferramentas é acompanhado de um anexo que detalha exemplos das 30 melhores práticas de participação dos jovens em toda a Europa, referenciadas ao longo do guia.

Como explica Marc Lemaître, diretor-geral da Direção-Geral da Política Regional e Urbana, na introdução do conjunto de ferramentas: «O conjunto de ferramentas "Juventude para uma transição justa" oferece apoio vital ao seu trabalho no sentido de envolver os jovens na aplicação do Fundo para uma Transição Justa na sua região, quer seja uma região com experiência consolidada no envolvimento dos jovens no processo político, quer seja uma região que o faça pela primeira vez. […] A nossa tarefa coletiva é aproveitar a oportunidade oferecida pela transição para uma economia mais limpa e eficiente: a oportunidade de dar nova vida às nossas regiões durante várias décadas. Só seremos bem-sucedidos se partilharmos esta viagem com os jovens da Europa.»

Inspiração no terreno

O conjunto de ferramentas baseia-se num extenso trabalho administrativo, na revisão da literatura e em entrevistas com especialistas e partes interessadas no domínio do envolvimento da juventude e/ou da transição climática. Além disso, o projeto procurou envolver diretamente os jovens, os decisores políticos, as organizações de juventude e o meio académico na definição dos principais elementos de conceção do pacote, a fim de assegurar que este é tão útil e tão próximo quanto possível das necessidades e dos desafios reais dos jovens e das autoridades que trabalham no FTJ. Mais concretamente, durante a Semana Europeia das Regiões e dos Municípios 2020 da DG REGIO, realizou-se um seminário virtual de cocriação participativa para o público-alvo sobre muitos dos temas abrangidos pela iniciativa.

O conjunto de ferramentas destina-se, em especial, aos decisores políticos regionais e locais responsáveis pela aplicação do FTJ, bem como a outras partes interessadas envolvidas na transição. Neste contexto, um grupo especial de partes interessadas inclui jovens que vivem nas regiões em transição e que foram inspirados pela iniciativa para defenderem ativamente o seu envolvimento na aplicação do FTJ. O conjunto de ferramentas também poderá ser útil para outras políticas centradas numa transição justa.

Para mais informações, contactar: REGIO-G1-HEAD-OF-UNIT@ec.europa.eu.