left
  Avaliação de riscosslide
right
transtrans
 

A União Europeia está empenhada em assegurar a protecção adequada da saúde e segurança dos cidadãos. Para tal, é necessário garantir a segurança dos alimentos e de outros produtos destinados aos consumidores na UE e tomar medidas contra outras ameaças para a saúde, como as doenças infecciosas.

Mas como procede a UE para determinar o que é seguro? Como identifica ameaças para a saúde – bem como as medidas a adoptar para evitar ou minimizar os riscos inerentes?

A resposta é simples: através da realização de avaliações de risco exaustivas. Em diversos domínios como, por exemplo, a segurança dos alimentos – a UE instituiu agências especializadas para executar essas avaliações. Noutros domínios, como a segurança dos corantes capilares, dos protectores solares, dos solários e de determinados produtos derivados do sangue ou a qualidade do ar e da água, a Comissão criou comités de peritos científicos independentes.

A avaliação de riscosenproporciona o aconselhamento científico que serve de base às propostas da Comissão relativas a medidas e políticas susceptíveis de afectar a saúde e a segurança dos cidadãos ou de ter repercussões no ambiente. É essencial que se entenda que tal aconselhamento científico assenta nos melhores conhecimentos disponíveis e que está livre de qualquer influência externa. Os procedimentos comunitários de aconselhamento científico baseiam se, por conseguinte, nos princípios da excelência científica, independência e transparência.

Os três comités científicoses de fr engeridos pela DG Saúde e Defesa do Consumidor tratam questões relacionadas com a segurança dos consumidores, a saúde pública e o ambiente. Estes comités, instituídos recentemente pela Decisão 2004/210/CE da Comissão pdf, substituem os anteriores comités científicos enque actuavam nestes domínios. São, nomeadamente:


Na sequência de um convite público à manifestação de interesse para fazer parte dos novos comités, a Comissão adoptou uma decisão relativa à nomeação dos respectivos membros. Esta decisão estabeleceu também uma lista de reserva que poderá ser utilizada pela Comissão para substituir membros ou pelo Ccrseri, para identificar membros associados.

Os trabalhos dos três comités científicos são complementares às actividades de avaliação de riscos de outros organismos comunitários, como a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) e a Agência Europeia de Avaliação dos Medicamentos (EMEA).

Consultar o Tema

arrowComités científicoses de fr en
Os comités científicos proporcionam à Comissão o aconselhamento científico consistente de que esta necessita para elaborar as suas políticas e as propostas relativas à segurança dos consumidores, à saúde pública e ao ambiente.

arrow Divulgação dos resultados das avaliações de riscoses de fr en

arrow Nanotecnologias en

arrow Notícias en

Back to top

 
lefttranspright

 

  printable version  
Public HealthFood SafetyConsumer Affairs
   
   
requires javascript