Recomendar
RSS
google +
Versão para impressão

Clemens Martin Auer, Diretor-Geral do Ministério da Saúde austríaco e coordenador da ação comum de apoio à rede de saúde em linha

Clemens Martin Auer, Diretor-Geral do Ministério da Saúde austríaco e coordenador da ação comum de apoio à rede de saúde em linha

2016 tem sido um bom ano para a cooperação transfronteiras no domínio da saúde em linha: ao abrigo da primeira fase do Mecanismo Interligar a Europa, 20 países da UE candidataram-se a financiamento para criar pontos de contacto nacionais em matéria de saúde em linha. Estes pontos de contacto constituem a infraestrutura que permite um intercâmbio seguro de informações de saúde além-fronteiras. Graças a um longo período preparatório e com a ajuda do projeto-piloto epSOS, o sonho tornou-se realidade: os processos dos doentes e as receitas eletrónicas dos cidadãos europeus podem facilmente ser transferidas de um país para outro, em estrita conformidade com a regulamentação em matéria de proteção de dados.

A preparação para estas aplicações do Mecanismo Interligar a Europa aproximou os países da UE entre si e da Comissão Europeia, o que teve como resultado a apresentação de candidaturas quase idênticas.  O nível operacional das redes de saúde em linha e a ação conjunta de apoio à rede de saúde em linha JASeHN mostraram claramente a sua importância. Este nível excecional de colaboração continuará na fase de aplicação prática. Foram elaboradas ou estão prestes a ser concluídas orientações de execução e acordos-quadro adequados.

Trata-se de um grande êxito, resultante de uma colaboração estreita caracterizada pela confiança mútua. E é exclusivamente graças às dezenas de colegas nos países da UE e na Comissão Europeia dispostos a fazer um esforço adicional que o impossível se tornou possível. Têm a minha gratidão e merecem uma salva de palmas!

eHealth

Mais informações sobre este tema