breadcrumb.ecName
pt Português

Lutar por uma Europa mais ecológica: adaptação às alterações climáticas e transição energética impulsionam mudanças nas zonas urbanas

  • 11 May 2021
A adaptação às alterações climáticas e a transição energética constituem desafios fundamentais para as cidades da UE. Este é o segundo artigo da série relativa à Agenda Urbana da UE.
Lutar por uma Europa mais ecológica: adaptação às alterações climáticas e transição energética impulsionam mudanças nas zonas urbanas

Em 2021, a COP26 terá lugar em Glasgow para acelerar as ações destinadas a alcançar os objetivos do Acordo de Paris e da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas. 

As instituições, os Estados-Membros, as regiões e as cidades da UE há muito que apelam à ação e salientam a urgência de promover a transição energética e a adaptação às alterações climáticas, especialmente ao nível das cidades.

Neste contexto, duas parcerias da Agenda Urbana da UE — Transição Energética e Adaptação às Alterações Climáticas — procuraram ajudar os profissionais do setor urbanístico a desenvolver melhores medidas de adaptação às alterações climáticas, centrando-se em iniciativas de eficiência energética e transição energética nas zonas urbanas.

Organizado no âmbito da dimensão ecológica da Nova Carta de Leipzig, o segundo artigo da nossa série apresenta algumas das principais iniciativas emblemáticas destas parcerias.

O artigo também inclui exemplos apoiados pelo programa URBACT, projetos de ações urbanas inovadoras (AUI) e estratégias urbanas integradas apoiadas pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), juntamente com ferramentas e metodologias concretas que podem ser aplicadas pelas cidades interessadas.

Leia o artigo aqui e fique atento às próximas publicações!