Preservação dos recursos hídricos
- 01 January 2004
O projecto “Gestão da água na região do Benelux Central” assenta em medidas práticas destinadas a melhorar a preservação da água. Isto implica ajudar os agricultores e os horticultores a reduzirem o consumo de água e, igualmente, o desenvolvimento de competências técnicas e científicas no domínio da "preservação da água e da gestão do nível de água".
A reserva de águas subterrâneas e de águas de superfície não é infinita, o que significa que há limites ao volume de água que poderá ser extraído da natureza. Por conseguinte, a gestão dos recursos hídricos, que são vitais para manter a vida, deve ser encarada de maneira apropriada.
No âmbito do programa INTERREG II, nove parceiros provenientes de quatro províncias diferentes dos Países Baixos (Brabante Norte e Limburgo) e da Bélgica (Província de Antuérpia e Limburgo) congregaram os seus esforços para tomarem medidas na melhoria da gestão da água. Algumas das acções-chave levadas a cabo incluíam o exame do potencial de retenção das água durante períodos mais longos nos solos agrícolas, de maneira a aumentar o nível das águas subterrâneas, bem como a adopção de medidas susceptíveis de ajudar os agricultores e os horticultores a utilizarem menos água.
Entre 1998 e 2001, foram lançadas várias destas acções. Os canais e cursos de água das regiões elegíveis foram equipados com desaguadouros para impedir que a água corra para o mar (2000 desaguadouros / 140 000 hectares). Com vista a obter uma utilização mais responsável da água, testou-se a viabilidade e a fiabilidade de vários sistemas de rega por aspersão. Foram também efectuados testes sobre os elementos nutrientes, a fim de melhorar a qualidade dos lençóis freáticos. Os métodos existentes de cálculo do volume de água a aspergir nas culturas foi desenvolvido e aperfeiçoado em 80 explorações agrícolas e hortícolas diferentes.
Estas medidas tiveram um grande sucesso na sua contribuição para melhorar a preservação da água e tiverem também um grande impacto sobre a flora e a fauna. Graças ao trabalho do projecto, agricultores e horticultores utilizam hoje menos água, o que é bom, tanto para a agricultura como para o ambiente.