Skip to main content

FSE+ em gestão direta (EaSI)

Estamos atualmente a traduzir esta página para todas as línguas oficiais da UE.

ESF+ Direct

A vertente Emprego e Inovação Social (EaSI) do Fundo Social Europeu Mais (FSE+) dispõe de um orçamento de 762 milhões de EUR. A vertente EaSI assenta no anterior Programa EaSI 2014-2020, mantendo a tónica numa elaboração de políticas fundamentada em factos e na experimentação social, no apoio à mobilidade profissional e nas atividades do instrumento não-financeiro associadas ao anterior eixo Microfinanciamento e Empreendedorismo Social.

Enquanto parte do FSE+, segue os mesmos objetivos políticos que esse fundo, tendo como principal enquadramento o Pilar Europeu dos Direitos Sociais.

A vertente EaSI centra-se nas principais prioridades políticas seguintes:

            1) emprego e competências

            2) mercados de trabalho e mobilidade laboral

            3) proteção social e inclusão ativa e

            4) condições de trabalho

A vertente EaSI deve apoiar atividades de análise (inquéritos, estudos, dados estatísticos, metodologias, classificações, microssimulações, indicadores, apoio a observatórios e parâmetros de referência a nível europeu) para promover a elaboração de políticas baseadas em dados concretos nos domínios do emprego e da política social.

No âmbito da vertente EaSI, as partes interessadas podem beneficiar de atividades de ligação em rede e de reforço das capacidades.

Para combater as lacunas do mercado de trabalho e desenvolver um mercado de trabalho integrado na UE, financia parcerias transfronteiriças e serviços em regiões transfronteiriças, bem como regimes de mobilidade laboral específicos à escala da UE destinados a preencher vagas onde foram identificados desequilíbrios nos mercados de trabalho.

As atividades de comunicação e divulgação são também uma parte crucial do programa, nomeadamente a aprendizagem mútua através do intercâmbio de práticas, abordagens inovadoras, avaliações interpares e avaliações comparativas, mas também guias de eventos, relatórios, material informativo e cobertura mediática.