1. Para que servem?

Os aparelhos respiratórios são distintos da proteção respiratória e destinam-se apenas a ajudar as pessoas que se encontram em dificuldades. Os aparelhos respiratórios não se destinam a uma utilização geral como proteção contra fumos ou gases.

Os aparelhos respiratórios são fornecidos às pessoas que possam ter de entrar em espaços fechados (se a zona for considerada segura). Estes espaços fechados ocorrem sobretudo nos navios, mas também podem ser encontrados em terra, por exemplo, túneis de aeroporto. Trata-se de áreas em que o oxigénio pode ser deficiente (ou enriquecido), ou que podem conter fumos inflamáveis ou tóxicos.

Encontrará orientações sobre os procedimentos a adotar quando entra num espaço fechado, e como utilizar aparelhos respiratórios, na secção sobre trabalho seguro nos navios.

Lembre-se! Os aparelhos respiratórios não são fornecidos a fim de lhe permitir trabalhar em atmosferas perigosas.

Os aparelhos respiratórios são fornecidos para o/a ajudar a evacuar com segurança um espaço fechado se o equipamento de monitorização de gases indica um problema na atmosfera. Se se encontrar em dificuldades num espaço fechado, ajudará igualmente como suporte de vida, enquanto não puder ser salvo/a pelos serviços de socorro.



2. Que tipos estão disponíveis?

São de utilização geral dois tipos distintos de aparelhos respiratórios:
Além do aparelho respiratório, poderá igualmente precisar de lanternas intrinsecamente seguras, arneses de segurança, vaivéns e linhas de localização para utilização em espaços fechados, juntamente com equipamento de monitorização de gases.



3. Como devem ser utilizados?

Não deve utilizar qualquer tipo de aparelhos respiratórios até ter feito exames médicos e ter concluído com êxito um curso de formação.

Deverá encontrar mais informações sobre formação, exames médicos e como utilizar aparelhos respiratórios junto da sua administração nacional.

Não poderá utilizar aparelhos respiratórios se tiver barba, ou se normalmente usar óculos — isto deve-se ao facto de a máscara facial dever ser hermética.



4. Quais são as suas limitações?

Os aparelhos respiratórios destinam-se unicamente a mantê-lo/a vivo/a até poder sair de um espaço fechado, ou até os serviços de socorro poderem chegar. Em nenhuma circunstância pode continuar a sua inspeção usando ao mesmo tempo um aparelho de respiração.

Não tente salvar os colegas presos num espaço fechado – é para isso que servem os serviços de socorro.



5. Como fazer a sua manutenção?

Inspeção e manutenção: Os procedimentos para testar e verificar todos os tipos de aparelhos respiratórios são abrangidos na sua legislação nacional. Os requisitos fundamentais são:
  1. exame visual das presilhas, da máscara facial, das válvulas e das garrafas;
  2. controlo da pressão nas garrafas; e
  3. controlo do fluxo volumétrico e da qualidade do ar fornecido pelo aparelho de «salvamento».
Todos estes controlos devem ser realizados, pelo menos, uma vez por mês. Pode ser celebrado um contrato de manutenção para o equipamento. Contacte o seu agente de equipamento para mais pormenores.

Manutenção de registos: Mantenha um registo no diário de bordo de cada inspeção aprofundada e dos ensaios efetuados, incluindo:
É possível manter o registo em qualquer formato, mas este tem de estar disponível para efeitos de inspeção por qualquer pessoa que o deseje ver. Os registos devem ser mantidos durante um período de cinco anos.

Cintos de segurança, vaivéns e linhas de localização: Inspeção visual em busca de sinais de uso ou desgaste antes da utilização. Após utilização, limpar o vaivém e as linhas de localização em conformidade com as instruções do fabricante.

Recarga das garrafas: Uma vez utilizada uma garrafa, mesmo que por pouco tempo, deve ser imediatamente retirada do uso e recarregada. Esta situação aplica-se tanto aos ELSA como aos aparelhos de sobrevivência.



As orientações constantes da presente secção destinam-se a servir de aviso geral relativamente aos riscos que se colocam aos procedimentos de inspeção e amostragem, pretendendo igualmente chamar a atenção para o equipamento de segurança a utilizar e para as precauções que se devem tomar.
Para mais informações, deve consultar-se a legislação e a orientação facultada neste contexto pela administração nacional.


Revisões
Versão Data Alterações
1.0 12.10.2012 Primeira versão
1.1 15.07.2020 Update - text revision, new text in an article "ELSA"