1. Para que serve?
O equipamento de monitorização de gases é concebido para detetar e emitir avisos em caso de atmosferas potencialmente perigosas em espaços fechados. Estes «alertas precoces» deverão ajudá-lo/a a decidir:
- se é seguro entrar num espaço fechado; e
- se a atmosfera é segura para continuar a trabalhar no seu interior.
É especialmente importante para a monitorização de produtos químicos de fumigação aquando da inspeção ou desembalagem dos contentores.
Para o manuseamento de contentores fumigados, consultar:
2. Que tipos estão disponíveis?
Estão disponíveis dois tipos distintos de equipamentos de monitorização de gases.
Medidores de oxigénio: Estes medem a percentagem de oxigénio atmosférico, que deverá ser de aproximadamente 20,9% do ar. Transmitir-lhe-ão uma advertência visual e sonora se o nível:
- descer abaixo de 19% (perigo de vida); ou
- exceder 23% (perigo de incêndio/explosão).
Estão equipados com um auscultador para utilização em zonas ruidosas, um aspirador para a amostragem à distância e um gancho para fixação à cintura.
Lembre-se: os medidores de oxigénio só medem os níveis do oxigénio — não de outros gases.
Monitores pessoais multigases: Estes irão detetar gases perigosos, ao mesmo tempo que medem o nível de oxigénio atmosférico. Fornecem avisos nos casos de:
- falta de oxigénio (menos de 19% no ar);
- enriquecimento de oxigénio (mais de 23% no ar);
- níveis perigosos de metano (potencialmente inflamável e explosivo); e
- níveis perigosos de sulfureto de hidrogénio (venenoso e potencialmente inflamável).
3. Como devem ser utilizados?
Utilize-os para testar a atmosfera, tanto antes de entrar num espaço fechado como quando se encontra no seu interior. Não deve entrar num espaço fechado se não levar consigo equipamento de monitorização de gases. Sempre que se trabalha num espaço fechado, se o alarme soar deve imediatamente envergar o seu ELSA (aparelho de suporte de vida de emergência) e abandonar a zona. Nunca continue a trabalhar enquanto estiver a usar um ELSA.
Lembre-se: o equipamento de monitorização de gases é constituído por aparelhos altamente especializados. Deve ser utilizado apenas por pessoas que tenham sido formadas para isso.
4. Como fazer a sua manutenção?
Medidores de oxigénio:
As instruções de manutenção e dos cuidados a ter são fornecidas com os medidores de oxigénio. Deverá segui-las rigorosamente. O medidor é alimentado por uma bateria de zinco-carbono, que deverá possibilitar até 400 horas de utilização contínua. O medidor dispõe de um sistema de aviso de falta de pilha, que deve ser substituída por outra (do mesmo tipo) assim que o aviso for ativado.
Monitores pessoais multigases:
Estes monitores são muito sensíveis e devem ser calibrados em conformidade com as instruções do fabricante por forma a permanecerem eficazes.
A unidade deverá ser remetida ao fabricante para manutenção de seis em seis meses.
Recomenda-se manter registos de manutenção na estação central durante cinco anos.
Lembre-se: NUNCA tente substituir a bateria enquanto se encontra num espaço fechado.