Ultrapassar os obstáculos
- 01 January 2004
Um projecto essencial do programa URBAN II para Berlim é o Kulturgewerbliches Gründerzentrum RAW-tempel e.V (Centro de Artes e Artesanato), que promove a implantação de pequenas empresas do sector cultural e do artesanato em edifícios desocupados dos caminhos-de-ferro. O projecto tem como objectivo renovar e recuperar a zona e reforçar a economia local.
O programa abrange parte de dois bairros no sudeste, Lichtenberg e Friedrichshain, abrangendo um total de 30 000 habitantes. Esta antiga zona industrial, caracterizada por infra-estruturas ferroviárias abandonadas, tem vindo a sofrer um declínio económico desde 1990 e apresenta uma taxa de desemprego de quase 16%.
O primeiro passo do projecto Kulturgewerbliches Gründerzentrum foi a criação da associação cultural RAW-Tempel, com o apoio financeiro do URBAN. A associação irá renovar os edifícios importantes do ponto de vista arquitectónico e dar formação a pequenas empresas que procuram tornar-se viáveis do ponto de vista financeiro. Tenta-se igualmente criar uma rede de boas práticas entre as diversas empresas que irão ocupar os edifícios renovados.
Para além de artistas, operadores culturais e artesãos, o local irá acolher um fabricante de tambores que está a exportar, em colaboração com estúdios de gravação e produtores musicais, a sua invenção do "controlo pneumático do tom".
No total serão criadas 25 unidades e, até 2006, devem estar instaladas no local 12 empresas. Este projecto permite uma abordagem integrada, onde a cultura é o catalisador do desenvolvimento económico e da renovação urbana.