breadcrumb.ecName
pt Português

Projeto financiado pela UE cria Eixo Verde e Azul em Lisboa, Portugal

  • 04 February 2020

O projeto «Eixo Verde e Azul do Rio Jamor», financiado pela UE, revitalizou o curso de água e combinou o seu ecossistema com o ambiente urbano na área metropolitana de Lisboa. Criou espaços de lazer e recriação, beneficiando a população local e tornando o local mais atrativo para os turistas.

O projeto interurbano ligou mais três municípios da região metropolitana de Lisboa (Sintra, Oeiras e Amadora). As comunidades locais beneficiaram grandemente com este projeto de embelezamento.

Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra

O projeto promoveu o património cultural e natural, melhorando os espaços não utilizados e proporcionando infraestruturas para atividades culturais e eventos desportivos. Esta obra melhorou significativamente a qualidade de vida da população local, bem como o acesso dos turistas ao local. 

Parte do projeto concentrou-se no município de Sintra, onde foi criado um espaço verde amplo e contínuo, que se estende até aos municípios vizinhos de Oeiras e Amadora. O espaço verde junto às margens ribeirinhas é agora tão vasto como o parque florestal natural local de Monsanto.

Melhor mobilidade 

O projeto melhorou o transporte e a mobilidade através da utilização dos sistemas de água para ligar os centros urbanos. As ciclovias e as vias pedonais criadas no âmbito do projeto tornaram-se populares. O aumento da utilização pública das margens do rio Jamor impede a eliminação ilegal de lixo, que era outrora uma prática comum. Conta também com jardins comuns.

Os espaços verdes de Queluz, no concelho de Sintra, beneficiaram de melhorias substanciais. Beneficiam agora de melhores ligações ao histórico Palácio de Queluz, uma residência real de verão com jardins, estufas e antigas tapadas de caça reais. Graças à redução do tráfego e à melhoria das ligações ferroviárias, o valor recreativo do local foi otimizado, beneficiando o turismo.

Regeneração

A regeneração de áreas urbanas subutilizadas é, desde há muito, uma prioridade na região, tendo em conta os benefícios para o ambiente e os moradores. A melhoria da qualidade da água e da biodiversidade no rio e nos seus afluentes são outro dos benefícios do projeto.

Investimento total e financiamento da UE

O investimento total para o projeto «Eixo Verde e Azul do Rio Jamor» é de 1 739 628 EUR, com uma contribuição de 869 814 EUR do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do «Programa Operacional Regional de Lisboa e Vale do Tejo» para o período de programação 2014-2020. O investimento insere-se no âmbito da prioridade «Desenvolvimento urbano sustentável».