breadcrumb.ecName
pt Português

Autocarros sem emissões de gases cortam na poluição e na utilização energética em Braga, Portugal

  • 21 November 2019

A empresa de transportes públicos de Braga, no norte de Portugal, adquiriu seis autocarros elétricos que operam agora em dois dos mais movimentados percursos da cidade. O investimento foi realizado através de um projeto chamado Clean Bus Fleet: Sustainable Mobility, que recebeu apoio do Fundo de Coesão da União Europeia. Os autocarros contribuíram para reduções significativas nas emissões de gases com efeito de estufa, utilização de energia e ruído. A sua implementação operacional ajudou a operadora Transportes Urbanos de Braga (TUB) a oferecer serviços mais fiáveis e confortáveis.

Estes autocarros sem emissões de gases, 100 % elétricos, assinalam uma nova fase na história dos transportes públicos urbanos em Braga. Hoje, damos um passo importante na promoção de uma mobilidade urbana mais sustentável no nosso município e reiteramos o nosso compromisso para com a melhoria da qualidade de vida dos nossos cidadãos e do ambiente.

Sandra Cerqueira, Co-CEO e membro do Conselho de Administração da Transportes Urbanos de Braga

Os novos veículos 100 % elétricos substituíram os autocarros a diesel com mais de 20 anos. O percurso Universidade-Estação CF é agora exclusivamente servido pela frota de autocarros de emissões zero. O percurso do Hospital Distrital opera parcialmente com os novos autocarros.

Os veículos ecológicos contam com um inovador sistema de travagem, que converte a energia cinética em eletricidade armazenada. Esta operação ajuda a prolongar a autonomia das baterias dos autocarros e a racionalizar os custos operacionais. A travagem efetiva nos percursos pelas colinas de Braga proporciona taxas de regeneração de energia de 40 % em comparação com 35 % em estradas sem inclinação.

Impacto positivo

Os valores relativos aos primeiros 11 meses de operação revelam já o impacto positivo dos autocarros em Braga. Entre outubro de 2018 e agosto de 2019, o consumo de energia primária registou uma redução de 74,5 %, enquanto os custos operacionais desceram 67 % em comparação com os antigos autocarros a diesel. Além disso, as emissões de CO2 baixaram 225,6 toneladas, e estima-se que os óxidos de azoto tenham registado uma redução de 6 767 kg.

Entretanto, a libertação de partículas (PM2.5 e PM10) registou uma redução estimada de 304,6 kg. A mudança para veículos elétricos permitiu à TUB poupar aproximadamente 60 000 EUR.

O projeto ministrou formação técnica aos condutores que estavam habituados a conduzir veículos mais convencionais. A TUB e o fornecedor dos veículos prepararam um programa de formação intensivo para ajudar os condutores a realizar viagens tranquilas e eficientes. Por exemplo, o Hospital Distrital encontra-se numa colina, o que exige competências de condução especiais com estes veículos elétricos.

Serviço popular

Segundo a TUB, os residentes de Braga desfrutam agora dos novos autocarros e do conforto que proporcionam, o que se comprova com o aumento de passageiros transportados e o número de bilhetes vendidos. Em geral, o projeto está a ajudar a descarbonizar o município de Braga e a melhorar a qualidade de vida na cidade. Os autocarros elétricos estão em conformidade com as regras da UE em matéria de emissões da fase Euro 1.

Investimento total e financiamento da UE 

O investimento total para o projeto «Clean Bus Fleet – Sustainable Mobility» é de 2 808 502 EUR, com uma contribuição de 1 415 489 EUR do Programa Operacional «Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos» para o período de programação 2014-2020. O investimento insere-se na prioridade «Promoção de estratégias de baixo teor de carbono para todos os tipos de territórios».