breadcrumb.ecName
pt Português

Veículos elétricos aliam-se a itinerários turísticos para uma experiência «verde» em Portugal e Espanhas

  • 29 May 2020

O projeto transfronteiriço MOVELETUR dá às pessoas a oportunidade de desfrutarem da magnífica paisagem e das atrações culturais do Noroeste de Espanha e do Norte de Portugal de uma forma verdadeiramente «verde». O projeto disponibilizou opções de transporte sem emissões, incluindo veículos e bicicletas elétricas, que as pessoas podem alugar gratuitamente para passear em diversos parques. São disponibilizadas infraestruturas de carregamento, a par de vários itinerários de viagem cuidadosamente selecionados, para ajudar os locais e os turistas a tirar o máximo partido dos seus passeios.

A MOVELETUR contribuiu para o desenvolvimento dos sítios Natura 2000 transfronteiriços como destinos turísticos sustentáveis e para a promoção da mobilidade elétrica, tanto entre visitantes como entre as populações locais e os empresários do Noroeste de Espanha e Portugal.

Jesús Díez, Gestor do projeto

O MOVELETUR aliou a tecnologia aos conhecimentos locais para desenvolver um modelo de turismo limpo e sustentável que explora os mais recentes avanços a nível dos transportes elétricos. O projeto disponibilizou quatro carros elétricos, 81 bicicletas elétricas, oito trotinetes elétricas, três quadriciclos elétricos e três triciclos elétricos.

Todos os equipamentos podem ser utilizados gratuitamente pelos visitantes dos parques naturais da área. Os veículos podem ser levantados nos centros de visitantes dos parques e os serviços de reserva estão disponíveis na Internet. Foi desenvolvida uma aplicação para Android com mais informações. O objetivo consiste em atrair cerca de 25 000 visitantes extra por ano para os locais de património cultural e natural da região transfronteiriça.

Postos de carregamento

Existem 16 postos de carregamento de baterias de automóveis em pontos estratégicos nos parques naturais. Em Espanha, quatro situam-se no Parque Regional de Gredos, um no Parque Natural de Batuecas, três no Parque Natural de Arribes del Duero e três no Parque Natural de Sanabria. O Parque Natural de Montesinho, em Portugal, possui cinco postos de carregamento.

Para maximizar a utilização dos veículos elétricos, a equipa da MOVELETUR criou uma rede de itinerários turísticos que integra os postos de carregamento. Estes percursos incluem edifícios públicos, atrações culturais, paragens para apreciar a paisagem e opções de alojamento para garantir que os visitantes tiram o máximo partido das suas viagens. Os utilizadores podem viajar com confiança sabendo que o seu meio de transporte sem emissões não ficará sem bateria — mesmo nos locais mais isolados.

Opções de viagens elétricas

O projeto disponibiliza várias opções de deslocação. Foram criados 18 itinerários para bicicletas elétricas: 11 em Espanha e sete em Portugal. Por sua vez, as pessoas que escolherem os carros elétricos podem optar por 11 percursos em Espanha e três em Portugal. Foram desenvolvidas sete «experiências de fim de semana elétrico», que incluem várias propostas de atividades para viagens de dois dias nos parques naturais da região.

Além disso, os viajantes aventureiros podem desfrutar de um itinerário transfronteiriço de carro elétrico de 987 km que atravessa sete sítios Natura 2000 em Espanha e Portugal. O itinerário inclui postos de carregamento de 100 em 100 km.

Investimento total e financiamento da UE

O investimento total no projeto «MOVELETUR: Turismo Sustentável e Mobilidade Elétrica em Espaços Naturais» é de 908 829 EUR, com uma contribuição de 681 621 EUR do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do Programa Operacional «Interreg VA Espanha-Portugal (POCTEP)» para o período de programação 2014-2020. O investimento insere-se no âmbito da prioridade «Ambiente e eficiência dos recursos».