This site has been archived on (2014/11/01)
01/11/14

Percurso de navegação

O Presidente Barroso diz ao PM Rama: “O futuro da Albânia é na UE”

Edi Rama and José Manuel Barroso

O Presidente Barroso recebeu hoje o Primeiro-Ministro albanês, Edi Rama, na CE, para debater os próximos passos no processo de integração na UE.

Centraram-se no ponto de situação do empenho do país na reforma, à luz do processo de integração na UE.
 
Após a reunião, o Presidente Barroso disse: "Serei claro sobre a perspetiva estratégica: o future da Albânia é na União Europeia. Acredito no potencial da Albânia e na sua capacidade e empenho para cumprir os critérios e progredir, passo a passo, no seu rumo europeu.”

O Presidente Barroso reconheceu que: “A Albânia já progrediu rumo a esta meta, com resultados sólidos de reforma” e apelou a um “empenho continuado, e sei que os albaneses apoiam bastante a integração europeia, e ao diálogo político construtivo”. Na perspetiva económica, disse: “São necessárias reformas estruturais para garantir crescimento a longo prazo e melhorar o ambiente comercial e de investimento.”

A Albânia, juntamente com outros países dos Balcãs Ocidentais, foi reconhecida como potencial país-candidato à adesão à UE em 2003 e apresentou oficialmente uma candidatura de adesão em Abril de 2009. Em Outubro de 2012. A CE recomendou que fosse dado à Albânia estatuto de país-candidato, sujeito ao cumprimento de medidas fulcrais na reforma judicial e da administração pública e na revisão dos procedimentos parlamentares.

Leia a declaração do Presidente Barroso

Veja o vídeo do ponto de imprensa

Ver o vídeo da reunião