This site has been archived on (2014/11/01)
01/11/14

Percurso de navegação

Notícias

Felicitações a Bhattarai, primeiro-ministro do Nepal

31/08/2011

Nepal flag

O Presidente Durão Barroso felicitou Sua Excelência Baburam Bhattarai pela sua eleição como novo primeiro-ministro do Nepal. Na sua carta disse: "Estou seguro de que a sua nomeação vai contribuir para uma conclusão célere do processo de paz no seu país e, em particular, para a integração e reabilitação dos ex-combatentes do EPL e a elaboração de uma constituição democrática e inclusiva."

Mensagem completa

Declaração sobre as prioridades para o Outono

Os desafios que enfrentamos são enormes. Mas a nossa determinação para os ultrapassar também o é.

31/08/2011

(c) EU

Depois de uma longa reunião da Comissão, realizada hoje, o Presidente Durão Barroso destacou as acções mais urgentes para as próximas semanas e meses. Referiu a difícil situação económica e a necessidade de finalizar rapidamente as medidas sobre a governação económica e as finanças públicas. Sublinhou também o papel fundamental da Comissão no apoio ao povo líbio neste momento crucial.

Mensagem de vídeo do Presidente Durão Barroso sobre as prioridades para o Outono

Transcrição da mensagem de vídeo

Reunião com o primeiro-ministro polaco Tusk e o Presidente Buzek

Encorajo os governos e parlamentos nacionais a concluírem os trabalhos tão rápido quanto possível.

30/08/2011

Donald Tusk, Jerzy Buzek, José Manuel Barroso © EC

A reunião entre o Presidente Durão Barroso e o primeiro-ministro polaco Donald Tusk focou-se nos desafios económicos e na necessidade de um acordo rápido entre o Conselho e o Parlamento Europeu sobre o pacote de governação económica. Os líderes reuniram-se depois com o Presidente do Parlamento Europeu, Jerzy Buzek, para debater o Quadro Financeiro Plurianual para 2014-2020. No âmbito da presidência polaca do Conselho, o Presidente Durão Barroso participou também na inauguração da placa da Esplanade Solidarność frente ao PE.

Ler a declaração depois da reunião com o primeiro-ministro Tusk

Discurso de encerramento da inauguração da "Solidarność 1980 Esplanade" e da "Simone Veil Agora", Parlamento Europeu

Ver o vídeo

Mensagem a Yoshihiko Noda, primeiro-ministro do Japão

30/08/2011

Japanese flag

Em nome da Comissão Europeia, o Presidente Durão Barroso expressou as suas cordiais felicitações a Sua Excelência Yoshihiko Noda, recentemente nomeado primeiro-ministro do Japão. O Presidente afirmou: "Desejo-lhe todo o sucesso na concretização das acções de recuperação e reconstrução subsequentes ao sismo e ao tsunâmi que atingiram no passado mês de Março a zona oriental do Japão. Reafirmo a minha convicção de que o Japão vai emergir ainda mais forte do que antes e que a União Europeia está preparada para apoiar V. Exa. nestas acções."

Ler a mensagem

Mensagem a Ilves, Presidente da República da Estónia

29/08/2011

President Barroso and Toomas Hendrik Ilves © EU

Em nome da Comissão Europeia, o Presidente Durão Barroso felicitou Sua Excelência Toomas Hendrik Ilves, Presidente da República da Estónia, pela sua reeleição. Na sua mensagem, o Presidente Durão Barroso afirmou: "Não tenho dúvida de que é uma fonte de inspiração para o povo estónio nos seus esforços por construir um futuro melhor e defender os valores europeus. A Comissão Europeia vai continuar a apoiar totalmente a Estónia em tudo o estiver ao seu alcance."

Ler a mensagem

Declaração conjunta sobre a situação na Líbia

22/08/2011

Numa declaração conjunta, o Presidente Durão Barroso e o Presidente Van Rompuy sublinharam que a aspiração à liberdade do povo da Líbia estava a chegar a um momento histórico. Disseram: "Os esforços implacáveis das forças da nova Líbia, apoiados militarmente pela OTAN, vários Estados-Membros da UE e países da região, estão a pôr fim ao regime de Gaddafi." Também aconselharam o "Coronel Gaddafi a aceitar a vontade do povo, a retirar-se imediatamente e a evitar mais derramamentos de sangue e sofrimento".

Declaração conjunta

What has the EU been doing to support the Libyan people?

Mensagem de condolências depois da tempestade que afligiu o festival Pukkelpop em Hasselt

19/08/2011

Ao tomar conhecimento da tempestade que se abateu sobre o festival Pukkelpop, em Hasselt, na quinta-feira, 18 de Agosto, e que resultou na perda trágica de 5 pessoas e causou vários feridos, o Presidente Durão Barroso expressou as suas condolências e a sua profunda solidariedade com as famílias das vítimas.

Ler a mensagem

Declaração sobre as propostas franco-alemãs para a governação da zona euro

16/08/2011

President Sarkozy and Chancellor Merkel © EU

O Presidente Durão Barroso e o Comissário Rehn emitiram uma declaração sobre as propostas apresentadas na terça-feira pelo Presidente Sarkozy e a Chanceler Merkel. Acolheram com agrado os progressos dos nossos esforços comuns para reforçar a governação da zona euro e acrescentaram que as ideias franco-alemãs representam "uma contribuição política importante dos líderes das duas maiores economias da zona euro". Sublinharam que "Os desafios que estamos a enfrentar tornaram ainda mais evidente que uma moeda partilhada implica responsabilidade partilhada e exige uma coordenação mais estreita das políticas económicas."

Declaração completa do Presidente Durão Barroso e do Comissário Rehn

Felicitações à primeira-ministra do Reino da Tailândia

10/08/2011

Yingluck Shinawatra (c) Commons

Em nome da Comissão Europeia, o Presidente Durão Barroso felicitou Yingluck Shinawatra pela sua eleição como primeira-ministra do Reino da Tailândia. Expressou os seus melhores votos para o exercício do seu mandato, em particular na concretização da reconciliação nacional, e sublinhou que a "Comissão Europeia está empenhada em fortalecer as nossas relações em todos os âmbitos e em trabalhar com o governo de V. Exa. neste objectivo".

Ler a mensagem

Situação nos mercados de obrigações soberanas da zona euro

É essencial avançarmos rapidamente

03/08/2011

EU

"Os desenvolvimentos nos mercados de obrigações soberanas da Itália e da Espanha são motivo de grande preocupação" mas "injustificada com base nos fundamentos económicos e orçamentais", disse hoje o Presidente Durão Barroso numa declaração. Acrescentou que "é essencial avançarmos rapidamente com a implementação de tudo o que foi acordado pelos chefes de Estado e de governo e transmitir um sinal inequívoco da determinação da zona euro para resolver a crise da dívida soberana". O Presidente Durão Barroso anunciou que vai enviar hoje uma carta aos chefes de Estado e de governo insistindo para que assegurem que as acções necessárias são tomadas sem mais atrasos.

Ler a declaração do Presidente Durão Barroso

Ler mais sobre o resultado da cimeira da zona euro de 21 de Julho de 2011

Ler a carta do Presidente pdf - 45 KB [45 KB] English (en)

Watch the press conference by Commissioner Rehn on developments in the eurozone (5 August 2011)

Speech by Commissioner Rehn "Ongoing developments in the eurozone", 5 August 2011

Letter to the Editor-in-Chief of Spiegel Online explaining the President's letter and his role as former prime minister of Portugal in deficit reduction pdf - 221 KB [221 KB] Deutsch (de) English (en)

Follow-up letter to the Editor-in-Chief of Spiegel Online (18 August) pdf - 190 KB [190 KB] Deutsch (de) English (en)

Declaração sobre as propostas franco-alemãs para a governação da zona euro